Faltando menos de um ano para a Copa do Mundo, a Fifa já está nos preparativos para o maior torneio de futebol do mundo e, nesta quarta-feira, 24, divulgou os nomes dos três mascotes, são eles: Maple (Canadá), Zayu (México) e Clutch (Estados Unidos).
As imagens oficiais ainda não foram divulgadas, e, por enquanto, foi possível conhecer apenas descrições iniciais dos personagens. O primeiro é Maple, representado como goleiro do Canadá que vestirá camisa de número 1. A escolha do nome não é por acaso, já que “Maple” faz referência à árvore de bordo, um dos maiores símbolos canadenses e inspiração para a icônica folha vermelha estampada em sua bandeira.
Em seguida surge Zayu, atacante mexicano, número 9, cujo nome tem origem na língua náuatle, falada pelos astecas. O termo significa “jovem” e, de acordo com a silhueta exibida no vídeo de apresentação, o mascote deve trazer características felinas.
Meet Maple, Zayu and Clutch. The official #FIFAWorldCup mascots for 2026! pic.twitter.com/A27AcWX91h
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) September 24, 2025
O trio se completa com Clutch, clássico meio-campista camisa 10. A prévia divulgada pela entidade mostra um personagem parecido com uma águia, animal símbolo dos Estados Unidos. No inglês, “clutch” é usado para descrever alguém capaz de decidir sozinho nos momentos mais importantes.
A Copa do Mundo conta com mascotes desde a edição de 1966, na Inglaterra, com o leão Willie. Desde então, todos campeonatos contaram com um personagem próprio, representando a cultura do país anfitrião. Um exemplo marcante é o tatu-bola Fuleco no Brasil, em 2014.
O maior torneio mundial de futebol não tem três personagens como mascotes desde a edição de 2002, conquistada pela Seleção Brasileira. Na ocasião, os nomes eram Ato, Kaz e Nik, que representava três personagens futuristas.
A Fifa ainda não oficializou uma data para divulgar a imagem completa de Maple, Zayu e Clutch. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo está marcado para o dia 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos.
A Copa do Mundo de 2026, sediada por Estados Unidos, Canadá e México, adotará um formato inédito e acontece entre os dias 11 de junho e 19 julho. Apesar de não ter feito grande campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, a Seleção Brasileira tem sua vaga garantida.