A revista France Football revelou nesta segunda-feira, 22, em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, o vencedor da Bola de Ouro 2025. O escolhido como melhor jogador do mundo na temporada 2024/25 foi Ousmane Dembelé, do Paris Saint-Germain, superando nomes como Lamine Yamal e Raphinha, do Barcelona, na disputa pelo prêmio individual mais tradicional do futebol.
Aos 28 anos de idade, Dembelé teve papel de destaque ao longo da temporada europeia, sendo peça fundamental para o sucesso do PSG nas principais competições, especialmente na Champions League, onde teve atuações decisivas.
“Muito obrigado. É excepcional o que estou vendo nesse momento. Estou sem palavras. Foi uma temporada fantástica com o PSG. Aconteceram inúmeras coisas na minha carreira… Estou nervoso. Vencer esse troféu e sendo entregue pelo Ronaldinho, uma lenda do futebol, estou sem palavras. Muito orgulho de tudo o que fiz na minha carreira”, disse o jogador após receber o prêmio.
Ver essa foto no Instagram
“Agradecer ao PSG. Me buscaram em 2023. Agradecer ao presidente, ao clube… É uma família. Tenho um contato muito próximo com o presidente. É como um pai para mim. Quero agradecer a toda a comissão técnica do Paris Saint-Germain. Luis Enrique foi muito importante para a minha carreira. Quero agradecer aos meus companheiros de equipe. Foi uma temporada magnífica. Em 2024/25, ganhamos praticamente tudo. Ganhamos os troféus coletivos… Claro, esse é um troféu individual, mas representa o coletivo”, completou.
Raphinha, brasileiro que era visto como um dos favoritos, acabou ficando apenas na quinta colocação, atrás de Lamine Yamal, Mohamed Salah, Vitinha e o próprio Dembelé. Pelo Barcelona, ele teve 59 participações em gols nesta temporada e venceu La Liga, Copa da Espanha e Supercopa da Espanha.
Outro brasileiro, Vinícius Júnior ficou apenas com a 16ª colocação na votação. O atacante do Real Madrid já havia sido apontado como favorito ao prêmio em 2024, quando a ausência de reconhecimento causou polêmica e levou o clube merengue a boicotar a cerimônia, postura repetida neste ano.
Na categoria feminina, Aitana Bonmatí, do Barcelona e Seleção Espanhola, foi a vencedora. As brasileiras representantes eram Marta, do Orlando Pride, e Amanda Gutierres, do Palmeiras, que ficaram em 12º e 21º lugar, respectivamente.
Os prêmios da France Football são concedidos com base no desempenho dos jogadores ao longo da temporada 2024/25. A revista elabora uma lista com 30 indicados, que é enviada a um júri formado por jornalistas especializados dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa no momento da votação. Cada jurado escolhe seus três favoritos, em ordem de preferência. Os jogadores que acumulam mais pontos na contagem final recebem os respectivos troféus.
Top-10 da Bola de Ouro Masculina
- Dembelé
- Lamine Yamal
- Vitinha
- Mohamed Salah
- Raphinha
- Hakimi
- Mbappé
- Cole Palmer
- Donnarumma
- Nuno Mendes
Top-10 da Bola de Ouro Feminina
- Aitana Bonmatí
- Mariona Caldentey
- Alessia Russo
- Alexia Putellas
- Chloe Kelly
- Patricia Guijarro
- Leah Williamson
- Ewa Pajor
- Lucy Bronze
- Hampton