A cerimônia da Bola de Ouro 2025 aconteceu nesta segunda-feira, 22, no Théâtre du Châtelet, em Paris, e revelou os grandes vencedores da temporada 2024/25 no futebol mundial. A premiação, organizada pela revista France Football, consagrou jogadores, treinadores e clubes em diversas categorias, com presença expressiva de brasileiros entre indicados e premiados.
O prêmio principal de melhor jogador do mundo foi entregue a Ousmane Dembelé, atacante do Paris Saint-Germain, que se destacou ao longo da temporada nas competições nacionais e internacionais. Entre os finalistas, o brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, terminou em 16º lugar, enquanto Raphinha, do Barcelona e que era um dos favoritos, ficou na quinta colocação.
No futebol feminino, a vencedora da Bola de Ouro foi Aitana Bonmatí, que venceu pela terceira vez consecutiva. A brasileira Marta, do Orlando Pride e seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, ficou na 12ª colocação, enquanto Amanda Gutierres, do Palmeiras, terminou em 21º lugar.
Ver essa foto no Instagram
O Troféu Yashin, que reconhece o melhor goleiro da temporada, foi para Gianluigi Donnarumma, que estava no Paris Saint-Germain e se transferiu ao Manchester City. O brasileiro Alisson, do Liverpool, esteve entre os indicados. Hannah Hampton, do Chelsea, foi a vencedora na categoria feminina, que não tinha brasileiras.
O Troféu Kopa, destinado ao melhor jogador com até 21 anos, teve entre seus concorrentes o brasileiro Estevão, do Palmeiras e recentemente transferido para o Chelsea, que ficou na quarta colocação. O troféufoi para Lamine Yamal, do Barcelona, que teve uma temporada de destaque mesmo com pouca idade. Na categoria feminina, a vencedora foi Vicky Lopez, que também defende o clube catalão.
Na categoria de técnico do ano no futebol masculino, os indicados incluíram nomes de destaque mundial, mas sem nenhum brasileiro, com a vitória ficando com Luis Enrique. Entre os técnicos do futebol feminino, o treinador da Seleção Brasileira, Arthur Elias era o representante do Brasil. A vencedora da categoria, no entanto, foi Sarina Wiegman, da Seleção Inglesa.
No ranking dos clubes, o Botafogo se destacou como representante brasileiro entre os finalistas do prêmio de clube do ano na categoria masculina. O vencedor acabou sendo o Paris Saint-Germain. Já o clube do ano no futebol feminino foi o Arsenal, sem equipes brasileiras concorrentes.
O Prêmio Sócrates, que homenageia ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol, foi vencido pela Xana Foundation. A instituição é comandada pela família do técnico Luis Enrique e surgiu em forma de homenagem a Xana, filha do comandante que faleceu aos 9 anos de idade, vítima de um câncer.
Os prêmios da France Football são concedidos com base no desempenho dos jogadores ao longo da temporada 2024/25. A revista elabora uma lista com 30 indicados, que é enviada a um júri formado por jornalistas especializados dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa no momento da votação. Cada jurado escolhe seus três favoritos, em ordem de preferência. Os jogadores que acumulam mais pontos na contagem final recebem os respectivos troféus.