O Palmeiras deu um grande passo rumo às semifinais da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, 17, o Verdão venceu o River Plate no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, por 2 a 1, em jogo válido pela ida das quartas de final. Enquanto Gustavo Goméz e Vitor Roque marcaram para os brasileiros, Martínez Quarta diminuiu para os argentinos.
Com a vitória por 2 a 1, o Alviverde abriu vantagem na disputa eliminatória e precisa de um simples empate no jogo de volta, que está marcado para a outra quarta-feira, 24, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Se o River vencer por um gol de diferença o jogo será decidido nos pênaltis.
Antes do jogo de volta, o River Plate visita o Atlético Tucumán no sábado, 20, às 21h15 (de Brasília), pelo Campeonato Argentino. No mesmo dia, às 21h, o Palmeiras recebe o Fortaleza pelo Brasileirão.
Ver essa foto no Instagram
Jogando sob a forte pressão dos mais de 80 mil torcedores argentinos no Monumental de Núñez, o Palmeiras não se intimidou e abriu o placar logo em sua primeira finalização, aos 5 minutos do primeiro tempo. Andreas Pereira bateu escanteio e Gustavo Gómez apareceu para vencer a marcação e cabecear para as redes. O goleiro Armani até tentou ir na bola, mas não alcançou.
O gol não diminuiu o ritmo do Palmeiras, que seguiu criando boas oportunidades. Primeiro com Khellven e Andreas Pereira arriscando chutes de fora da área e dando trabalho para o arqueiro rival. Depois, Lucas Evangelista carimbou a trave após mais uma cobrança de escanteio.
A partir daí, o River Plate começou a controlar mais a posse e frequentar o campo de ataque, mas sem dar trabalho ao goleiro Weverton. A resposta do Palmeiras foi fatal: aos 41 minutos Andreas Pereira encontrou Flaco López no meio e o argentino enfiou para Vitor Roque, que bateu cruzado e fez o segundo do Verdão.
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem conseguir impor o mesmo volume de jogo, com o River Plate chegando com mais perigo. Inclusive, aos 18 minutos, os argentinos pediram pênalti após Weverton sair mal do gol e trombar com Martínez Quarta. O juiz até aguardou uma possível chamada do VAR, mas mandou a partida seguir.
O River Plate seguiu com uma forte pressão para cima do Palmeiras e chegou a diminuir o placar aos 43 minutos. Juan Portillo abriu na direita para Martínez Quarta, que arriscou de fora da área e mandou para as redes. A bola ainda desviou em Emiliano Martínez, tirando qualquer chance de defesa de Weverton.