Bayern de Munique e Chelsea se enfrentaram nesta quarta-feira, 17, na Allianz Arena, em jogo válido pela primeira rodada da Champions League. O duelo terminou em vitória dos alemães por 3 a 1. Enquanto Chalobah (contra) e Harry Kane (2) fizeram para os mandantes, Cole Palmer diminuiu para os visitantes.
A vitória levou os Bávaros ao terceiro lugar, com três pontos na tabela da Champions League, que adota um novo formato desde a temporada passada. Já os ingleses seguem com a pontuação zerada, aparecendo na 32ª posição.
O próximo compromisso do Bayern de Munique está marcado para o próximo sábado, 20, às 10h30 (de Brasília), diante do Hoffenheim fora de casa pela Bundesliga. O Chelsea, por sua vez, visita o Manchester United no mesmo dia, às 13h30, em confronto válido pela Premier League.
Ver essa foto no Instagram
O primeiro tempo entre Bayern e Chelsea foi intenso e cheio de oportunidades. Os alemães abriram o placar aos 19 minutos, quando Olise cruzou pela direita e Chalobah desviou contra o próprio gol. Pouco depois, aos 26, Harry Kane sofreu pênalti e converteu para ampliar. A reação do Chelsea foi imediata: dois minutos depois, Palmer arrancou em contra-ataque, tabelou com Malo Gusto e finalizou com precisão para diminuir.
No segundo tempo, o Bayern voltou pressionando e chegou a ampliar logo aos 18 minutos, com Harry Kane aproveitando erro de Malo Gusto e finalizando no canto. Antes disso, Robert Sánchez já havia feito duas grandes defesas para manter o Chelsea no jogo. Os ingleses tentaram reagir e até marcaram com Palmer, após passe de Andrey Santos, mas o gol foi anulado pelo VAR por impedimento.
Bayern x Chelsea: Entenda o novo formato da Champions League
A tradicional fase de grupos com 32 clubes chegou ao fim e foi substituída por uma fase em formato de liga, que será composta por 36 times. Cada equipe jogará oito jogos, com seus adversários sendo definidos através de um sorteio. As equipes serão divididas em quatro potes de acordo com critérios específicos e cada participante enfrenta dois clubes de cada pote, com metade dos jogos disputados como mandante e a outra como visitante.
Os oito clubes que tiverem as melhores campanhas na fase de liga irão garantir uma vaga direta nas oitavas de final da nova Liga dos Campeões. Os times que ficarem posicionados entre as 9ª e 24ª colocações vão para um playoff valendo as outras oito vagas restantes. Os classificados entre 25º e 36º são eliminados diretamente.
A partir das oitavas de final, o desenho continua o mesmo, com os times se enfrentando em partidas de ida e volta, em formato eliminatório, com o clube com o maior placar agregado se classificando, sem critério de desempate por gols marcados fora de casa. A final segue sendo disputada em um único jogo em campo neutro.