Três atletas do Londrina, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, denunciaram uma tentativa de aliciamento para manipulação de resultados. Segundo o clube, empresários abordaram jogadores para que recebessem cartão amarelo durante a partida contra o Maringá, realizada em abril, pela terceira rodada da competição.
De acordo com o Londrina, a proposta foi feita horas antes da bola rolar, mas os atletas recusaram de imediato e procuraram a diretoria. O caso foi comunicado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Ministério Público, que deu início às investigações.
Na manhã desta sexta-feira, 12, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou uma operação em Salvador e Itapema (SC), cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e dois de busca pessoal contra empresários suspeitos. A ação foi feita em parceria com órgãos de segurança da Bahia e de Santa Catarina.
Ver essa foto no Instagram
O Londrina esclareceu que nenhum dos atletas punidos com cartões naquela partida tem relação com o caso. Em nota oficial, o clube reafirmou seu compromisso com a integridade esportiva e elogiou a postura dos jogadores envolvidos.
“Expressamos nosso profundo respeito e admiração pelos atletas que, além de recusarem a proposta ilícita, tiveram a coragem de procurar a diretoria para denunciar a atitude maliciosa”, diz o comunicado.
O Londrina destacou ainda que seguirá atuando em conjunto com a CBF, a Federação Paranaense de Futebol e as autoridades policiais para combater a manipulação de resultados e preservar a lisura das competições nacionais.
“O Londrina Esporte Clube SAF é veementemente contra qualquer forma de manipulação de resultados e continuará trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes para combater essas práticas e garantir a lisura das competições”, foi escrito.
Atualmente, o Londrina está focado na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo no próximo domingo, às 16h30 (de Brasília), quando receberá o Floresta no Estádio Vitorino Gonçalves Dias pela segunda rodada do Grupo A.