A Fifa divulgou nesta quarta-feira, 10, as datas e os locais das primeiras partidas da Copa Intercontinental de Clubes 2025, torneio que reúne os campeões das seis confederações do mundo. Assim como no último ano, a edição de 2025 começará com a disputa da Copa África-Ásia-Pacífico da FIFA, fase que garante às equipes a chance de jogar em casa e diante de sua torcida.
O jogo de abertura acontece já no próximo domingo, 14, no Cairo. O Pyramids FC, campeão da Liga dos Campeões da CAF, enfrenta o Auckland City FC, vencedor da Liga dos Campeões da OFC, no Estádio 30 de Junho.
Quem avançar encara o Al Ahli FC, atual campeão da Liga dos Campeões da AFC, dia 23 de setembro, em Jeddah, na Arábia Saudita. O vencedor desta partida segue adiante para enfrentar, em dezembro, o campeão da Libertadores de 2025 e o Cruz Azul, campeão da Concacaf, no chamado “Dérbi das Américas”.
The dates and venues for the first FIFA Intercontinental Cup 2025 match-ups have been confirmed:
— FIFA (@FIFAcom) September 10, 2025
A reta decisiva será disputada em dezembro. No dia 13, ocorre a semifinal, batizada de Copa Challenger da FIFA. O ganhador desse duelo terá pela frente o Paris Saint-Germain, campeão da Champions League, na grande final marcada para 17 de dezembro. A Fifa ainda não confirmou onde serão realizadas essas três partidas.
O torneio pode contar com presença brasileira. Flamengo, Palmeiras e São Paulo seguem vivos na Libertadores e, caso conquistem o título continental, terão vaga garantida na Copa Intercontinental. A possibilidade de participação de um clube nacional fez a CBF mexer no calendário: o Brasileirão terminará dia 7 de dezembro, duas semanas antes do previsto, para abrir espaço ao torneio da Fifa. A Copa do Brasil, por sua vez, será concluída apenas dia 21 de dezembro.
Em 2024, o representando brasileiro na competição foi o Botafogo, que havia conquistado a Copa Libertadores do ano. O Glorioso, no entanto, não teve um bom desempenho e acabou perdendo em sua estreia para o Pachuca, do México, por 3 a 0. O Real Madrid, da Espanha, foi o campeão do torneio.