Aos 27 anos, o atacante Marco Túlio, do Kyoto Sanga, comentou os desafios enfrentados nos primeiros meses no clube japonês e revelou seus planos de permanência na equipe. Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, o brasileiro destacou que a chegada ao Japão foi um dos piores momentos de sua carreira, mas que esses obstáculos foram fundamentais para seu desempenho recente.
“Quando cheguei, eu era o único brasileiro. Eu que estava sofrendo sozinho, é complicado ficar no clube sozinho. Os primeiros seis meses foram muito difíceis, posso dizer que foram os piores da minha carreira. Tive muita dificuldade de adaptação, de não estar jogando… Se joguei seis jogos foi muito. Então esse período foi muito difícil, mas no segundo semestre eu já estava adaptado, comecei a jogar e pude ajudar a equipe a se livrar do rebaixamento. Acredito que esses primeiros seis meses foram importantes para poder estar colhendo os frutos de coisas boas agora”, falou.
Apesar da pouca idade, Marco jogou em diversos países do mundo, como Austrália, Portugal e o próprio Japão, e ele afirmou que isso foi essencial para seu amadurecimento profissional: “Cada país que passei aprendi um pouco. Quando vamos passando em mais lugares, ficamos mais maduros. Então esses lugares que passei para chegar aqui no Japão e ter a cabeça que tenho hoje, foi muito importante para o crescimento da minha carreira”.
Ver essa foto no Instagram
Atualmente, o Kyoto Sanga tem em seu plantel outros cinco brasileiros: Patrick William, Barreto, João Pedro, Léo Gomes e Rafael Elias. Apesar de toda dificuldade inicial, Marco Túlio mostrou grande carinho pelo país e revelou que ainda não recebeu nenhuma proposta para retornar ao Brasil.
“Não. Para mim não chegou nada de proposta de clubes brasileiros. Mas meus empresários e quem cuida de mim sabem que meu desejo é ficar aqui mais um tempo. Aproveitar esse país maravilhoso. Pretendo ficar no Kyoto mais um tempo, mas nunca se sabe, a gente sabe como é esse futebol, então não podemos fechar as portas”, comentou.
Desde que chegou ao Kyoto Sanga, em agosto de 2024, Marco Túlio disputou 52 jogos e conseguiu 20 participações em gols: 10 gols e 10 assistências. Atualmente, a equipe do brasileiro é líder do Campeonato Japonês com 54 pontos conquistados.
Ainda durante a entrevista, Marco comentou que havia sido preservado nos últimos jogos. O jogador, no entanto, deve estar à disposição da equipe na próxima partida, dia 12 de setembro, quando o Kyoto Sanga enfrentará o Sanfrecce Hiroshima pelo campeonato nacional.





