O lateral-direito Vitinho, do Botafogo, estará defendendo a Seleção Brasileira na próxima data Fifa. Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que ele foi convocado para suprir o corte de Vanderson, do Mônaco.
“O lateral-direito Vitinho, do Botafogo, foi convocado nesta sexta-feira (29) pelo técnico Carlo Ancelotti para os jogos do Brasil contra Chile e Bolívia, os dois últimos compromissos da equipe nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atleta vai ocupar o lugar de Vanderson, do Mônaco, que após conversa entre os departamentos médicos do clube francês e da Seleção, foi desconvocado”, foi escrito.
Vitinho ingressou no Botafogo em 2024 e chegou a ser bastante criticado por parte da torcida carioca. O jogador, no entanto, deu a volta por cima em 2025 e vem sendo um dos grandes destaques da equipe de Davide Ancelotti neste ano.
É SELEÇÃO! ⚽🇧🇷
Vitinho foi convocado para os dois próximos jogos do Brasil, em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Brilha, meu latera! 🌟🔥 #BFR pic.twitter.com/eXyTSTyq0J
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 29, 2025
Vanderson não é o primeiro problema da Seleção Brasileira nesta data Fifa. Antes, o volante Joelinton, do Newcastle, e o lateral-direito Alex Sandro, do Flamengo, também precisaram ser cortados por problemas físicos. Assim, Jean Lucas, do Bahia, foi chamado por Carlo Ancelotti para suprir a ausência do jogador que atua na Premier League.
Já classificada para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, a Seleção Brasileira tem apenas mais dois compromissos pelas Eliminatórias. Enquanto o primeiro será diante do Chile, no Maracanã, dia 4 de setembro, o segundo será contra a Bolívia, no Estádio Municipal El Alto, dia 9 do mesmo mês.
Atualmente, o Brasil ocupa a terceira colocação da tabela das Eliminatórias, com 25 pontos, e não tem mais chance de terminar em primeiro lugar. Isso porque, com apenas mais seis pontos em disputa, a líder Argentina tem 10 de vantagem. O Equador, que está em segundo, possui a mesma pontuação que a equipe de Ancelotti, mas leva vantagem no saldo de gols.





