O Grêmio oficializou nesta quinta-feira, 28, o retorno do volante Arthur, de 29 anos. Ele passou por exames médicos e assinou contrato de empréstimo vindo da Juventus, da Itália. O vínculo é válido até o fim de junho de 2026, com possibilidade de prorrogação até dezembro do mesmo ano.
Nascido em Goiânia, Arthur chegou ao Grêmio em 2010, quando tinha apenas 14 anos. Promovido oficialmente ao profissional em 2016, o volante ganhou a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017 com o clube gaúcho. Na metade de 2018, se tornou a venda mais cara da história da equipe ao se transferir ao Barcelona, da Espanha.
Apesar de um começo promissor na Espanha, Arthur não conseguiu se firmar na equipe e se transferiu à Juventus em 2020. Na equipe italiana, ele também não conseguiu grandes desempenhos e acabou acumulando empréstimos para: Liverpool, da Inglaterra, Fiorentina, da Itália, e Girona, da Espanha.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, as atuações no começo de sua carreira renderam ao jogador diversas convocações para a Seleção Brasileira principal, sendo bem importante para a conquista da Copa América de 2019. Em sua primeira entrevista no Grêmio, Arthur não escondeu seu carinho pelo clube e deu mais alguns detalhes dos bastidores de seu retorno.
“Minhas raízes estão aqui no Grêmio. Quando surgiu o primeiro interesse, conversamos, era uma situação complicada, dependia um pouco da Juventus. Tinha outras propostas melhores para a Juventus e para mim. Eu bati o pé para voltar porque é minha casa. Conversei bastante com eles, falei do meu interesse em voltar para o Grêmio e aqui estou”, disse à Grêmio TV.
Caso seja registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, Arthur já deverá ficar à disposição do técnico Mano Menezes para a próxima partida do Grêmio. No próximo domingo, 31, às 16h (de Brasília), a equipe gaúcha enfrenta o Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão.
Arthur é a quinta contratação do Grêmio nesta janela de transferências. Anteriormente, o clube havia anunciado as contratações do zagueiro Fabián Balbuena, do lateral-direito Marcos Rocha, do volante Erick Noriega e do atacante Carlos Vinicius.





