Com a aproximação da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira inicia mais uma preparação sob a liderança do técnico Carlo Ancelotti. Com a classificação garantida após bater o Paraguai nas Eliminatórias, o comandante se concentra agora em montar um elenco competitivo para o torneio que será sediado nos Estados Unidos, Canadá e México. Assim, a convocação para os jogos contra Chile e Bolívia tiveram grandes novidades.
Na tarde desta segunda-feira, 25, Ancelotti convocou 25 jogadores para mais duas rodadas de Eliminatórias. Sem Vini Jr, que está suspenso e também poupado, o treinador italiano decidiu ousar e chamar atletas que nunca vestiram a camisa do Brasil. Assim, a ideia é usar o tempo disponível na Granja Comary para observar novos nomes e formar um grupo mais alinhado para a Copa do Mundo.
Veja a lista completa dos convocados de Ancelotti!
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al Nassr), Hugo Souza (Corinthians).
Defensores: Alexsandro (Lille), Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Mônaco), Douglas Santos (Zenit), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Vanderson (Mônaco), Wesley (Roma).
Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham).
Atacantes: Estevão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham).
Ver essa foto no Instagram
Uma das considerações de Ancelotti ao montar a seleção é o estado físico e competitivo dos jogadores. Atualmente, atletas do Brasileirão têm mostrado um ritmo de competição maior do que aqueles atuando na Europa, cujas ligas começaram mais recentemente. Assim, a condição física pode ser decisiva nas próximas escolhas do técnico, que busca garantir que os jogadores estejam em sua melhor forma.
Consoante ao fator, Neymar não foi convocado para a lista. O camisa 10 do Santos teria sentido o edema na coxa novamente, às vésperas da chamada de Ancelotti, o que também preocupa a diretoria do Peixe. Paquetá, por outro lado, faz o seu retorno à Amarelinha após o esfriamento da polêmica envolvendo simulações na Premier League.
O Brasil enfrenta o Chile no dia 4 de setembro, em confronto marcado para o icônico Maracanã. Este jogo, pela 17ª rodada das eliminatórias sul-americanas, será crucial para afinar o entrosamento da equipe. Cinco dias depois, a seleção encerra sua participação nas eliminatórias jogando contra a Bolívia, em uma altitude desafiadora de 4.100 metros em El Alto.
Com uma campanha sólida até agora, somando 25 pontos e ocupando a terceira colocação, a equipe de Ancelotti quer afinar a estratégia antes da Copa do Mundo. Com a Argentina liderando com 35 pontos, o objetivo é manter o foco no desenvolvimento do time para o desafio que se aproxima.