Campeão de 2024, o Botafogo está eliminado da Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, 21, a LDU de Quito venceu o Fogão no Estádio Rodrigo Paz Delgado por 2 a 0 e conseguiu reverter o placar da partida de ida (1 a 0). Os gols do time equatoriano no jogo válido pela volta das oitavas de final foram marcados por Villamíl e Alzugaray.
Com o resultado, o time equatoriano está classificado para as quartas de final da Copa Libertadores e terá como adversário o São Paulo, que eliminou o Atlético Nacional nos pênaltis na última terça-feira, 19. Por outro lado, o Glorioso está eliminado da competição continental.
Agora, a LDU volta a campo no próximo domingo, 24, quando enfrentará o El Nacional fora de casa pelo Campeonato Equatoriano. O Botafogo, por sua vez, visita o Juventude no mesmo dia, mas em confronto válido pelo Brasileirão.
Ver essa foto no Instagram
A LDU começou o jogo impondo pressão e já havia obrigado o goleiro John a trabalhar duas vezes antes dos 5 minutos. O gol veio aos 7 minutos, quando Caicedo foi passando pela defesa carioca e cruzou para a área. Após bate rebate, Alzugaray ficou com a bola e rolou para Villamíl, que bateu firme e abriu o placar.
Os equatorianos seguiram melhor no jogo, aproveitando os erros na saída de jogo do Botafogo, que, por sua vez, apostava nos lançamentos de contra-ataque para a velocidade de Artur e Matheus Martins. A primeira grande jogada que a equipe do Glorioso construiu veio aos 24 minutos, quando Danilo recebeu de Artur no meio e enfiou linda bola para Savarino, que acabou chutando por cima.
Aos 35 minutos, o Botafogo teve grande oportunidade de empatar a partida. Vitinho acertou lindo lançamento e deixou Marlon Freitas na cara do gol. O volante e capitão observou Gonzalo Valle adiantado e tentou marcar de cobertura, entretanto, bateu fraco e viu o goleiro ficar com a bola sem muitos problemas.
O volante Danilo salvou o Botafogo aos 3 minutos do segundo tempo. Quintero recebeu dentro da área e cruzou para o centro, mas o camisa 35 apareceu para cortar. Villamíl receberia livre de marcação para concluir. A LDU seguiu arriscando de fora da área, mas sem dar muito trabalho para John.
No entanto, aos 12 minutos, após cobrança de escanteio, Adé pegou sobra na área, finalizou em direção ao gol e viu Marlon Freitas abrir demais o braço para interceptar a bola. Sem hesitar, o árbitro marcou a penalidade. Na batida, Alzugaray mandou para o fundo das redes e colocou a LDU em vantagem no agregado.
Aos 35 minutos, o jogo ganhou ainda mais drama. Caicedo deu forte carrinho em Jeffinho e, após revisão no VAR, o juíz expulsou o defensor da LDU. Com um jogador a mais, o Botafogo pressionou em busca do gol e teve grande chance com Vitinho, que chutou mais. Apesar da persistência, o clube carioca acabou eliminado da competição.