Celebrando a classificação do Brasil para a grande final da Copa América, a Nike lança a animação “A Lenda da Canarinha”. A ideia é enaltecer o talento das jogadoras da seleção feminina ao escrever mais um capítulo da sua história vencedora. Mas, diferentemente dos tradicionais contos de fadas, a fornecedora subverte o estilo e transforma o legado e o futuro da seleção em conto de terror.
“Este filme é um convite para que todos sintam a força e a história da nossa seleção, reconhecendo o talento que inspira uma nova geração de meninas apaixonadas por futebol. Queremos mostrar que as atletas não apenas fazem história, mas também constroem o futuro do esporte com cada drible, gol e conquista”, diz Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
Idealizada pela Wieden+Kennedy São Paulo e produzida pela Dirty Work, a animação faz referência ao stop motion e à atmosfera dos anos 90. Também cria um visual provocativo para narrar os feitos da seleção. O filme destaca as principais características de Kerolin, Angelina e Gio, jogadoras que fazem as adversárias tremerem de medo — mostrando que o que está por vir impõe ainda mais respeito do que tudo o que já foi conquistado.
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A força da história ganha vida com a narração:
“Há muito tempo, o continente viu um pesadelo surgir. Ganhando 8 de 9 Copas. E metendo medo por aqui. Uma ginga implacável, que deixa oponentes pelo chão. Em busca da quinta conquista seguida. Intimidando qualquer seleção. Velocidade que arrebenta o campo. Dribles que bagunçam o destino. A precisão que destrói quem ousa ficar no caminho. E como se tudo já tivesse sido premeditado… Elas vão mostrar que o futuro assombra ainda mais que o passado.”
Compromisso da Nike com o futebol feminino
“A Lenda da Canarinha” faz parte dos esforços da Nike em amplificar as conquistas do futebol feminino e os feitos das atletas dentro e fora de campo, reforçando o compromisso como a maior apoiadora das mulheres no esporte.
Em 2025, a marca lançou a campanha global “SCARY GOOD” (“Mete Medo”), incentivando atletas* e fãs a adotarem um estilo de jogo criativo e destemido. Entre as ativações, destaca-se o filme com Kerolin, atacante da Seleção Brasileira, que enfrenta e supera adversários em um game show fictício de terror chamado “Dribble To Survive” (“Drible para Sobreviver”).
No Brasil, a “Estação Mete Medo”, realizada no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, ofereceu uma experiência imersiva inspirada nas atletas Kerolin, Angelina e Gio, valorizando o talento das jogadoras brasileiras e inspirando meninas apaixonadas por futebol. A estação ficou aberta ao público nos dias 18, 19 e 20 de julho.