Após perderem seus respectivos confrontos no meio da semana pelos playoffs da Copa Sul-Americana, os pressionados Vasco da Gama e Grêmio entraram, neste sábado (19), no gramado de São Januário pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro para tentar uma recuperação.
Com a vantagem do mando de campo, o Cruzmaltino mostrou superioridade, dando poucos espaços para o Tricolor e abriu o placar no segundo tempo, com Lucas Freitas aproveitando rebote em escanteio. Entretanto, o Grêmio precisou de apenas um ataque para igualar tudo, com Gustavo Martins cabeceando contra o gol de Léo Jardim.
Com o empate, Vasco e Grêmio seguem no meio da tabela, ocupando as 14ª e 12ª posições, respectivamente. As equipes agora voltam a campo no meio da semana, tentando reverter os resultados adversos dos playoffs da Sul-Americana. O Tricolor, que perdeu por 2 a 0 para o Alianza Lima, conta com o fator casa para vencer na próxima quarta-feira (23), às 21h30. Já o Gigante da Colina tem uma missão quase impossível, após perder por 4 a 0 para o Independiente del Valle no Equador. O jogo de volta ocorre na terça-feira (22), às 21h30.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Vasco da Gama e Grêmio
Logo nos primeiros minutos, o goleiro Léo Jardim foi exigido e fez duas grandes defesas: uma em cabeçada perigosa de Braithwaite e outra em chute forte de Cristian Olivera. No entanto, o panorama da partida começou a mudar na segunda metade da etapa inicial.
Com mais presença ofensiva, o Vasco passou a criar oportunidades e chegou a marcar com Hugo Moura, que aproveitou uma sobra na área após cobrança de falta. No entanto, o gol foi anulado por impedimento de Vegetti, que participou do lance ao tentar a finalização antes do rebote.
Já nos acréscimos, o próprio Vegetti teve a chance de abrir o placar. O camisa 99 finalizou com força dentro da área, mas parou na trave.
O Vasco seguiu melhor na partida após a volta do intervalo. Rayan comandava o ataque cruzmaltino, e o gol parecia questão de tempo. Aos 18 minutos, Nuno Moreira cobrou escanteio na área, a bola desviou na defesa gremista e sobrou para Lucas Freitas no segundo pau. O jogador dominou e bateu para balançar a rede de Tiago Volpi.
Apesar do controle seguir do lado vascaíno, bastou um ataque para o Grêmio chegar à igualdade. Aos 34 minutos, Pavón cruzou pela direita, a bola percorreu toda a área e caiu na cabeça de Gustavo Martins, que, sozinho, fez o gol de empate.
Nos minutos restantes, a partida ficou totalmente aberta, com grandes chances de ambos os lados, inclusive quase um golaço de cobertura de André, do Grêmio. Do outro lado, Vegetti deu trabalho à defesa gremista e obrigou Volpi a fazer boas defesas.