Iniciando a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado (19), Fortaleza e Bahia protagonizaram um movimentado clássico nordestino, com direito a bolas na trave e três gols anulados. O jogo, ocorrido na Arena Castelão, também marcou a estreia de Renato Paiva, novo treinador do Leão do Pici após a saída de Juan Pablo Vojvoda.
O placar foi aberto no primeiro tempo com um golaço de Marinho, aproveitando um rebote de escanteio e pegando de primeira de fora da área. Já o Tricolor de Aço precisou martelar o defesa cearense para conseguir o gol de empate, com Everton Ribeiro, que inicialmente foi anulado, mas, com a ajuda do VAR, valeu no final.
Com o resultado, o Bahia segue no G-4, mas pode ser ultrapassado por Palmeiras e Botafogo, que ainda jogam nesta rodada. Já o Fortaleza segue o drama de dez rodadas sem vencer, amargando a vice-lanterna, com 11 pontos.
As equipes voltam a campo pelo Brasileirão no próximo fim de semana. O Tricolor cearense recebe o RB Bragantino no sábado (26), às 18h30 (de Brasília), já o Bahia volta para Salvador e enfrenta o Juventude no domingo (27), às 18h30. Antes disso, porém, o Esquadrão antes faz o jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana, contra o América de Cali, na terça-feira (22), às 21h30.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Fortaleza e Bahia
O Fortaleza começou a partida em ritmo acelerado e assustou logo no primeiro minuto, mas não conseguiu abrir o placar. Marinho recebeu na área com liberdade, mas falhou na finalização. A resposta dos visitantes veio com pressão na saída de bola, dificultando a vida da equipe cearense.
Na primeira investida, o goleiro Magrão conseguiu afastar o perigo. Na segunda, após dividida com Pulga, contou com a sorte ao ver Lucho Rodríguez finalizar por cima do travessão, desperdiçando uma boa oportunidade.
Cinco minutos depois, o Fortaleza respondeu com um golaço de Marinho. Após cobrança de escanteio, a defesa afastou parcialmente e a bola sobrou para o camisa 11, que acertou um belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro adversário.
A partida seguiu aberta, com chances claras para ambos os lados. Breno Lopes carimbou a trave em boa finalização, enquanto Lucho Rodríguez voltou a levar perigo ao gol do Fortaleza em chute dentro da área.
Os primeiros 15 minutos do segundo tempo foram repletos de ação. Primeiramente, ambas as equipes balançaram as redes, mas Ademir, do Bahia, e Breno Lopes, do Fortaleza, autores dos gols, estavam em condição irregular.
O Tricolor de Aço seguiu em cima e criou óitmas chances, inclusive um forte chute de Everton Ribeiro no travessão. O meio-campista não desistiu e, aos 14 minutos, aproveitou um cruzamento de Jean Lucas para cabecear pro gol. O árbitro Wilton Pereira Sampaio, porém, foi ao VAR e constatou uma falta no início da jogada, anulando o tento.
A pressão traria resultados aos 34 minutos, pois em uma cobrança de falta na entrada da área do Fortaleza, o chute de Rodrigo Nestor desviou em David Duarte para matar Magrão e empatar o jogo. O gol, porém, foi novamente anulado por impedimento. Desta vez, entretanto, o árbitro foi ao VAR e constatou que a bola desviou na zaga do Leão do Pici, tornando o lance completamente legal.