Buscando uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana 2025, o Atlético-MG viajou nesta quinta-feira (17) até Bucaramanga, na Colômbia, para fazer a partida de ida da fase de playoffs contra o Atlético Bucaramanga.
Com um a menos por todo o segundo tempo, após a expulsão de Alan Franco, o Galo não precisou de muitos ataques para criar a grande chance da partida. Em um contra-ataque, Igor Gomes foi derrubado na área, e Hulk converteu o pênalti: 1 a 0.
O jogo de volta ocorre na próxima quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV. A vitória atleticana permite ao Galo jogar por qualquer empate, sendo que uma vitória do Bucaramanga por um gol de diferença leva a disputa aos pênaltis.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Atlético Bucaramanga e Atlético-MG
Com forte marcação no campo de ataque, o Bucaramanga aproveitou falhas do meio-campo e da defesa atleticana para levar perigo. Ainda no primeiro tempo, Everson precisou fazer duas boas defesas após finalizações de Pons e Londoño, que voltou a assustar nos acréscimos com uma cabeçada perigosa.
O Atlético, por sua vez, tentou responder em jogadas pelas laterais. Em uma das poucas oportunidades criadas, Natanael cruzou na medida, mas Dudu não conseguiu completar para o gol. Mesmo assim, os colombianos seguiram dominando as ações ofensivas.
O lance mais dramático aconteceu em finalização de Sambueza, já dentro da área, que foi salva em cima da linha por Lyanco. No rebote, o próprio Sambueza mandou para fora. Na sequência, em erro na saída dos próprios jogadores do Bucaramanga, Gabriel Menino teve boa chance para o Galo, mas finalizou mal.
Apesar de voltar com maior ímpeto para o segundo tempo, o Galo sofreu um baque ainda antes dos 10 minutos. Alan Franco tentou rebater uma bola, mas seu pé acabou atingindo Sambueza, acarretando em seu segundo cartão amarelo e, consequentemente, a expulsão.
Com a desvantagem, a postura mineira foi mais defensiva, o que não o impedia de ter seus ataques. Aos 18 minutos, Igor Gomes, que acabara de entrar, disparou em um contra-ataque, ganhou do zagueiro Mena, mas foi derrubado dentro da área. O árbitro, sem pestanejar, apontou à marca da cal. O capitão Hulk chamou a responsabilidade e cobrou forte no canto para abrir o placar.
Após o gol, o Atlético fez um ótimo trabalho de impedir qualquer reação dos mandantes, com o goleiro Everson pouco trabalhando. O jogo esquentou nos minutos finais, com muitas faltas e cartões, um deles sendo o segundo amarelo para Bayron Duarte, do Bucaramanga, igualando o número de atletas para cada equipe.