O Barcelona conseguiu, nesta quarta-feira (2), garantir sua vaga na final da Copa do Rei ao vencer o Atlético de Madrid, no Riyadh Air Metropolitano. Após as equipes travarem um espetacular confronto na partida de ida, que terminou 4 a 4, o jogo de volta foi mais tímido, e bastou uma simples vitória catalã por 1 a 0, com gol de Ferrán Torres, para liquidar a fatura.
A classificação culé significa que teremos El Clásico na grande decisão da maior copa espanhola de futebol, pois o Real Madrid eliminou, na terça-feira (1º), a Real Sociedad em outra partida emocionante que também ficou em 4 a 4. A final será decidida em jogo único, no dia 26 de abril, no estádio La Cartuja, em Sevilha.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Atlético de Madrid e Barcelona
O Barcelona dominou completamente o Atlético de Madrid no primeiro tempo da partida. Com um futebol envolvente e ofensivo, a equipe catalã criou seguidas oportunidades de gol, explorando todos os lados do ataque e sufocando os donos da casa.
O gol que garantiu o triunfo parcial do Barça saiu aos 26 minutos, em uma jogada de inteligência e rapidez. Ferrán Torres se movimentou com precisão, recebeu passe em profundidade de Lamine Yamal na grande área e finalizou cruzado, na saída do goleiro Juan Musso, para abrir o marcador e fazer 1 a 0.
LAMINE YAMAL WITH A WORLD CLASS BALL TO FERRAN TORRES TO OPEN THE SCORING IN THE COPA DEL REY SEMIFINAL 😮💨 pic.twitter.com/RHOMWjIfT3
— ESPN FC (@ESPNFC) April 2, 2025
A postura dominante do Barça fez com que o Atlético não encontrasse espaço para construir jogadas e, pilhado pela pressão, o time anfitrião abusou das faltas e das reclamações com o árbitro José Muñuera. Demonstrando rigor na condução da partida, o juiz distribuiu quatro cartões amarelos para jogadores colchoneros e um para o Barcelona.
No entanto, uma situação polêmica gerou reclamações dos donos da casa: o lateral Balde, do Barcelona, empurrou Giuliano Simeone, mas acabou escapando de receber o cartão. A decisão gerou indignação no banco do Atlético, que já se sentia prejudicado pelas advertências anteriores.
O técnico Diego Simeone resolveu mudar as coisas e voltou do intervalo com três substituições programadas, incluindo Sorloth, carrasco dos catalães. E foi justamente o norueguês que protagonizou a primeira grande chance da segunda etapa, ao receber um belo passe de Rodrigo De Paul, mas finalizando na rede pelo lado de fora.
Em resposta, aos 10 minutos, o brasileiro Raphinha também perdeu uma ótima chance. Lamine Yamal fez bela infiltração pela direita, passou para Ferrán Torres, que achou o brasileiro, mas o chute saiu fraco e o goleiro espalmou.
Após um bom tempo com o jogo travado e faltoso, Sorloth teve novamente uma ótima chance e, dessa vez, não desperdiçou o passe de Julián Álvarez e chutou rasteiro e cruzado para empatar o jogo. O problema é que o norueguês foi pego na linha de impedimento do Barça, e o gol acabou anulado.