É oficial: Dorival Jr não é mais técnico da Seleção Brasileira. A decisão da CBF foi consolidada nesta sexta-feira, 28, após uma reunião com o treinador, o presidente, Ednaldo Rodrigues, e o diretor de seleções da entidade, Rodrigo Caetano.
O desempenho oscilante da Canarinho nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se mostrou decisivo para a demissão do treinador. A equipe nacional estaciona na 4ª posição do torneio de classificação, pressionada para garantir a vaga no próximo Mundial.
Dorival deixa o elenco verde e amarelo com um aproveitamento de 58,3%. Enquanto ocupou o cargo, ao longo de 15 meses de trabalho, o Brasil somou sete vitórias, sete empates e sete derrotas. Além disso, o time balançou as redes 25 vezes e sofreu 17 gols, demonstrando uma ofensividade tímida.
O comandante convocou 58 jogadores, promoveu 19 estreias na Amarelinha e precisou administrar 21 cortes. Vale destacar que a eliminação precoce na última Copa América também pesou negativamente em sua permanência. Dorival foi anunciado como substituto de Fernando Diniz em janeiro de 2024, que também deixou a desejar em sua passagem.
Ver essa foto no Instagram
Dorival fora da Seleção: quem assume?
Carlo Ancelotti voltou a ser alvo da Seleção Brasileira. O italiano já havia sido cotado para assumir o comando da Canarinho anteriormente, e o assunto voltou à pauta com a demissão de Dorival Jr. Porém, o posicionamento do técnico multicampeão é o mesmo dado no primeiro ‘flerte’ da CBF.
“O contrato é claro, não tenho nada a acrescentar a isso. Tenho muito carinho pela torcida brasileira e seus jogadores, mas tenho contrato com o [Real] Madrid. Não [houve contato com a CBF nos últimos dias]. Meu foco total está no Real Madrid”, cravou Ancelotti em coletiva de imprensa desta sexta-feira, 28.
Diante do cenário, outras grandes personalidades entram na sondagem, como Jorge Jesus, Filipe Luís, Abel Ferreira e Tite. A entidade vê a urgência aumentar conforme o próximo ciclo de Copa do Mundo se aproxima, sem ainda ter a classificação selada. Dessa maneira, a decisão deve levar a rapidez e eficiência em conta.