O técnico Arthur Elias anunciou nesta quarta-feira, 26, a convocação de 23 jogadoras para os amistosos da Seleção Brasileira Feminina contra os Estados Unidos, marcados para a próxima Data Fifa, em abril. A atacante Marta, do Orlando Pride, ficou de fora da lista.
O treinador justificou a escolha ao priorizar o ritmo de jogo das atletas, com uma aposta nas jogadoras que já estão em atividade na Europa, já que as temporadas no Brasil e nos Estados Unidos começaram mais tarde, Marta só jogou três partidas neste ano:
“É um elenco com média de idade de 25 anos, com 14 jogadoras atuando fora do Brasil. Sete delas estão com um ritmo mais avançado, já tendo jogado mais nesta temporada, como as que estão na Europa, no México e na Arábia Saudita”, afirmou o técnico.
Ver essa foto no Instagram
EUA x Brasil
Dessa forma, os jogos contra os Estados Unidos acontecerão nos dias 5 de abril, em Los Angeles, e 8 de abril, em San José. As partidas fazem parte da preparação da seleção brasileira para a Copa América, que será realizada no Equador entre 12 de julho e 2 de agosto.
Este será um reencontro das finalistas dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, quando as americanas venceram o Brasil por 1 a 0. Assim, Arthur Elias destacou a boa atuação da seleção brasileira naquela final e expressou a esperança de superar a tradicional rival desta vez:
“É claro que buscamos furar a defesa americana e, ao mesmo tempo, manter uma marcação forte. Elas têm jogadoras de altíssimo nível”, afirmou o técnico, evitando comparações com a partida de agosto de 2024. “O contexto é diferente. Foi uma final equilibrada. Fomos melhores no primeiro tempo, os EUA no segundo, e o placar poderia ter sido outro, mas o futebol é assim. Nosso grupo mudou, com 12 novas jogadoras, e a seleção dos EUA também está passando por mudanças.”
Confira a convocação da Seleção:
Goleiras: Lorena (KC Current – EUA), Natascha (Palmeiras) e Camila (Cruzeiro)
Zagueiras: Tarciane (Lyon – FRA), Isa Haas (Cruzeiro), Kaká (São Paulo) e Lauren (Atlético de Madrid – ESP)
LATERAIS: Bruninha (Gotham – EUA), Antônia (Real Madrid – ESP), Yasmim (Real Madrid – ESP) e Fê Palermo (Palmeiras)
Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Angelina (Orlando Pride – EUA), Lais Estevam (Palmeiras) e Mariza (Corinthians)
Atacantes: Adriana (Al Qadsiah – SAU), Gio Queiroz (Atlético de Madrid), Jheniffer (Tigres – MEX), Amanda Gutierrez (Palmeiras), Kerolin (Manchester City – ING), Gabi Portilho (Gotham – EUA), Ludmila (Chicago Stars – EUA) e Luany (Atlético de Madrid – ESP)