O armador Damian Lillard, do Milwaukee Bucks, recebeu um diagnóstico preocupante nesta quarta-feira (26). Após perder os últimos três jogos da equipe devido a um desconforto na panturrilha, exames médicos confirmaram que o jogador de 34 anos sofre de trombose venosa profunda na panturrilha direita. Com isso, ele ficará afastado das quadras por tempo indeterminado.
Lillard lamentou a situação, ressaltando que a prioridade neste momento é sua saúde e o bem-estar de sua família. “É uma pena que algo fora do meu controle tenha acontecido. Junto com a equipe médica dos Bucks, nossas prioridades são proteger minha saúde e segurança. Por mais que eu ame basquete, preciso estar lá para meus filhos e minha família. Sou grato que os Bucks agiram rapidamente nisso. Eles têm sido solidários e proativos durante todo esse processo. Estou ansioso para superar isso e continuar minha carreira”, declarou o armador ao jornalista Chris Haynes, especialista em NBA.
Tratamento a Lillard e apoio da franquia
O Milwaukee Bucks informou que Lillard já iniciou o tratamento com anticoagulantes para estabilizar o coágulo. O gerente geral da equipe, Jon Horst, destacou que a recuperação do atleta será acompanhada de perto.
“A saúde do Damian é prioridade número 1. Nós daremos todo apoio a ele, ao mesmo tempo que passará por procedimentos criteriosos para garantir quando será seguro voltar às quadras. Os médicos acreditam que a situação é muito improvável de acontecer novamente. Nós estamos agradecidos pelo coágulo ser identificado e medicado rapidamente, o que ajuda na recuperação”, afirmou Horst.
Milwaukee Bucks: Damian Lillard has sustained a deep vein thrombosis (blood clot) in his right calf. Lillard is on blood-thinning medication, which has stabilized the blood clot, and will continue with regular testing. He is out indefinite period. pic.twitter.com/CC7k9bXnZV
— Shams Charania (@ShamsCharania) March 26, 2025
Casos de trombose na NBA
Lillard não é o primeiro jogador da NBA a enfrentar a trombose venosa profunda. Em fevereiro deste ano, Victor Wembanyama foi diagnosticado com o mesmo problema no ombro, sendo afastado pelo restante da temporada. Já o caso de Chris Bosh foi ainda mais grave: o ex-ala-pivô teve que se aposentar após uma trombose nas pernas evoluir para uma embolia pulmonar, colocando sua saúde em risco.
A trombose venosa profunda é uma condição séria que ocorre quando coágulos sanguíneos se formam nas veias profundas do corpo. Se não tratada, pode causar embolia pulmonar, infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência venosa. Apesar de ser mais comum em membros inferiores, também pode ocorrer em outras regiões, como no ombro (caso de Wembanyama) e na panturrilha (caso de Lillard).