Coritiba e Rafinha se reunirão nesta quarta-feira, 19, para definir o futuro do jogador. O lateral participou de um evento festivo do Bayern de Munique, na Alemanha, sem autorização prévia do clube. Assim, a diretoria do Coxa pretende propor uma rescisão amigável do contrato, que tem validade até o fim de 2025.
O caso
Na semana passada, Rafinha informou à diretoria do Coritiba que precisava viajar à Alemanha para comparecer a uma audiência. O jogador apresentou documentos que comprovavam a necessidade de sua presença, mas, em nenhum momento, mencionou sua participação na Copa Beckenbauer, evento comemorativo dos 125 anos do Bayern de Munique.
Antes da viagem, o Coritiba anunciou oficialmente que o jogador não participaria do amistoso contra o Santos, por ter sido liberado para tratar de assuntos particulares. Entretanto, o Bayern de Munique publicou em seu site oficial a presença de Rafinha nos amistosos.
Ver essa foto no Instagram
Quando questionado sobre a participação do jogador, o Coxa negou a informação e reafirmou que a liberação foi apenas para resolver assuntos pessoais. A diretoria, então, entrou em contato com Rafinha, que teria negado sua presença no evento e reiterando que sua viagem se devia à audiência. No entanto, o lateral compareceu ao evento e foi titular em todas as partidas do evento, chegando a marcar um gol.
Dessa forma, a presença de Rafinha na celebração decepcionou a diretoria do Coxa, especialmente pela história do jogador com o clube. Formado na base do Coxa, o lateral de 39 anos retornou nesta temporada como uma das contratações mais importantes da SAF, pela sua liderança e identificação com o time. Além disso, o clube havia oferecido a ele um projeto de carreira para seguir trabalhando na instituição após a aposentadoria.
Internamente, o clube entende que o jogador omitiu informações e não foi transparente sobre sua participação no evento. Diante da repercussão, Rafinha usou suas redes sociais para assumir a responsabilidade. Ele confirmou que tomou a decisão de participar do evento por conta própria e reconheceu que o Coritiba não tinha conhecimento da sua presença na celebração.