Nesta sexta-feira, 14, a FPF comunicou os responsáveis por apitar os dois jogos da final do Paulistão 2025, que será disputado entre Palmeiras e Corinthians. O time de Abel Ferreira despachou o São Paulo da competição, enquanto o elenco de Ramón Díaz eliminou o Santos. Vale destacar que o jogo de ida está marcado para o domingo, 16, no Allianz Parque, a partir das 18h30 (horário de Brasília). A volta, na Neo Química Arena, será em confronto na quinta-feira, 27, às 21h35 (horário de Brasília).
Raphael Claus será o responsável por conduzir o embate na casa do Verdão. Por outro lado, a finalíssima em Itaquera estará sob o apito de Matheus Delgado Candançan. O Corinthians terá a oportunidade de decidir em casa devido à sua campanha no estadual, a melhor entre os adversários paulistas.
A disputa vale um feito inédito para o Alviverde: o tetracampeonato. Caso atinja a conquista, o clube se iguala ao Paulistano, quando esse levou a melhor entre 1916 e 1919. Para o Corinthians, o título representa a oportunidade de ampliar sua hegemonia na competição e quebrar o jejum de títulos que perdura desde 2019.
Ver essa foto no Instagram
Palmeiras x Corinthians na fase de grupos do Paulistão
No início de fevereiro, Palmeiras e Corinthians realizaram o Dérbi válido pela 7ª rodada do Campeonato Paulista, ainda na fase de grupos. A partida, que iniciou com um atraso de 30 minutos, devido à condição na qual a chuva torrencial deixou o gramado, terminou em 1 a 1, com Mauricio abrindo o placar, e Yuri Alberto empatando ainda no primeiro tempo.
Histórico do Dérbi
No retrospecto, o Alviverde apresenta ligeira vantagem. São 337 jogos em competições oficiais, com 113 vitórias do Timão, 102 empates e 122 triunfos do Verdão. Jogando em casa, o Palmeiras tem 82 resultados positivos contra 35 de seu rival. Por outro lado, o Corinthians levou a melhor como mandante em 78 ocasiões contra 40 do adversário.





