O banco de reservas agora vai ter uma importância extra no Cartola. Para o Brasileirão 2025, o fantasy game lança o Reserva de Luxo, função em que os usuários podem ‘promover’ um dos atletas escalados no banco para que sua pontuação possa substituir a de um titular da mesma posição, caso o desempenho seja melhor.
Se fizer uma escolha estratégica desse recurso, o cartoleiro conquista mais pontos a cada rodada, o que pode fazer a diferença no placar do fantasy ao final da competição. Pelas novas regras, o Reserva de Luxo deve automaticamente ocupar o lugar do titular com a menor pontuação da sua posição, mesmo em cenários de pontos negativos ou zerados.
Se acontecer de um ou mais titulares não entrarem em campo, o game segue o processo normal de reposição previsto pelo banco de reservas. O público só vai saber se o Reserva de Luxo será usado depois que forem concluídas as partidas de todos os titulares.
Quais são os status dos atletas no mercado do Cartola?
Fantasy game faz atualização constante da situação de todos os jogadores que participam do Brasileirão. Conheça e relembre no link: https://t.co/iCclg8tVDA pic.twitter.com/y4hkTCG9Yq
— Cartola (@cartolafc) March 14, 2025
O que é o Cartola?
O Cartola FC é um jogo eletrônico no estilo fantasy game que permite aos usuários montarem seus próprios times virtuais utilizando jogadores reais do futebol brasileiro. Disponível tanto para computador quanto para dispositivos móveis, o game baseia sua pontuação no desempenho dos atletas durante as partidas do Campeonato Brasileiro.
Para participar de uma rodada do Cartola, o usuário deve escalar sua equipe, escolhendo 11 jogadores, um treinador e um capitão. O capitão é um atleta de sua escolha que terá sua pontuação multiplicada por 1,5. No entanto, é preciso atenção: caso ele tenha uma pontuação negativa, essa também será multiplicada, impactando o desempenho do time na rodada.
A montagem do time exige planejamento estratégico. É fundamental considerar o esquema tático, o status dos atletas, o valor de mercado e as estatísticas de desempenho. O status do jogador indica a probabilidade de ele entrar em campo na próxima partida, auxiliando os cartoleiros na escolha mais assertiva.
O sistema tático inicial no Cartola é o 4-3-3, o mais utilizado pelos jogadores. No entanto, o game oferece outras seis formações para quem deseja variar a estratégia:
- 3-4-3: Três zagueiros, quatro meias e três atacantes. Considerado equilibrado entre ataque e defesa.
- 3-5-2: Três zagueiros, cinco meias e dois atacantes. Depende do meio-campo, já que não diferencia volantes de armadores.
- 4-4-2: Formação tradicional, menos ofensiva, com dois atacantes, quatro meias e uma linha de defesa com dois laterais e dois zagueiros.
- 4-5-1: Priorizando defesa e meio-campo, essa formação conta com dois laterais, dois zagueiros, cinco meias e apenas um atacante, ideal para rodadas com poucas opções ofensivas.
- 5-3-2: Formação defensiva com três zagueiros, dois laterais, três meias e dois atacantes.
- 5-4-1: A tática mais defensiva do jogo, com cinco defensores, quatro meias e apenas um atacante.