O Fluminense manifestou indignação com a atuação da arbitragem no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca contra o Flamengo. O clube tricolor alega que foi prejudicado por “graves erros” do árbitro Yuri Elino e contesta a expulsão do zagueiro Juan Freytes, ocorrida após o término da partida.
Em nota oficial, o Fluminense questionou a aplicação de critérios distintos na marcação de faltas e cartões ao longo do confronto.
“O Fluminense, após ter acesso à súmula da partida realizada ontem pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, vem a público afirmar que, mesmo sem interferência direta no resultado da partida, a arbitragem cometeu graves erros ao aplicar critérios distintos em diversos lances do jogo, especialmente na aplicação de cartões. Chama ainda mais atenção o relato na súmula para a expulsão do zagueiro Freytes, após o fim da partida, sob a justificativa de que o atleta teria “golpeado” o adversário Luiz Araújo com o antebraço, o que, como se pode concluir das imagens do episódio, se revela absolutamente distante da realidade. Aliás, chamou atenção também o fato de o árbitro pedir calma ao atleta do Flamengo para que ele não fosse expulso”, declarou o clube.
Fluminense cobra imparcialidade para o jogo decisivo
O Tricolor também se dirigiu diretamente ao árbitro Bruno Arleu de Araújo, escalado para apitar o jogo de volta da final do Campeonato Carioca. O clube ressaltou a experiência do juiz e pediu uma atuação isenta na condução da partida.
“Esperamos que, no segundo jogo da final, o Sr. Bruno Arleu de Araújo, árbitro FIFA e com experiência em muitos jogos decisivos, conduza a partida com imparcialidade e a aplicação uniforme das regras, como se espera em uma grande competição do futebol brasileiro”, afirmou o Fluminense.
O Fluminense FC, após ter acesso à súmula da partida realizada ontem pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, vem a público afirmar que, mesmo sem interferência direta no resultado da partida, a arbitragem cometeu graves erros ao aplicar critérios distintos em diversos… pic.twitter.com/PItuDDDC4B
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 13, 2025
Flamengo e Fluminense decidem título no Maracanã
Flamengo e Fluminense voltam a campo no próximo domingo (16), às 16h (de Brasília), no Maracanã, para a grande decisão do Campeonato Carioca. O Tricolor não poderá contar com Juan Freytes, expulso após o término do primeiro jogo.
De acordo com a súmula da partida, Yuri Elino justificou a expulsão do defensor tricolor por agressão contra Luiz Araújo. “Expulsei o Sr. Juan Freytes por entrar no campo de jogo e se dirigir ao seu adversário, Sr. Luiz Araújo, de maneira hostil, com o dedo em riste no rosto do mesmo e golpear este atleta com seu antebraço na altura do pescoço”, relatou o árbitro no documento oficial.