Em mais um duelo emocionante culminando em uma vitória nas cobranças de pênaltis, o Grêmio eliminou o Athletic Club pela segunda fase da Copa do Brasil. No Estádio Joaquim Portugal, os 90 minutos terminaram com um placar de 3 a 3, com gols de Braithwaite, João Lucas e Arezo pelo Tricolor. Os mineiros marcaram com David Braga, Diego Fumaça e um gol contra de João Lucas.
Em duas fases, o Grêmio precisou da disputa de pênaltis para avançar, após sofrer contra o São Raimundo-RR na etapa anterior. Para a terceira fase, será realizado um novo sorteio, onde incluirá-se mais 12 times: Botafogo, Palmeiras, CRB, Cruzeiro, Fortaleza, São Paulo, Internacional, Corinthians, Bahia, Santos, Flamengo e Paysandu. Portanto, o Tricolor agora tem foco total na partida de volta da final do Campeonato Gaúcho, onde tentará reverter a derrota de 2 a 0 sofrida contra o Internacional.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Athletic Club e Grêmio
Logo no primeiro minuto, David Braga abriu o placar para o Athletic com um belo arremate dentro da pequena área, completando o cruzamento preciso de Torrão pela direita.
Aos 10 minutos, o arqueiro Diego Vitor deu rebote em um chute, permitindo que Braitwhaite empatasse para o Grêmio. Pouco depois, Diego protagonizou uma falha que pode ser considerada uma das mais marcantes da temporada. João Lucas fez um lançamento da intermediária defensiva, e a bola, aparentemente tranquila para o goleiro, quicou de forma traiçoeira. O camisa 1 se atrapalhou e viu a bola passar por ele antes de morrer no fundo das redes, decretando a virada gremista aos 19 minutos.
Apesar do erro, Diego Vítor tentou se redimir e fez defesas importantes em dois chutes de Arezo, aos 21 e aos 34, evitando que o Tricolor ampliasse ainda mais a vantagem. O Grêmio, mesmo à frente no placar, sofreu um revés ao ficar com um jogador a menos. Luan Cândido cometeu falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando a equipe em desvantagem numérica.
Parecendo um déja-vù, os mandantes voltaram ao segundo tempo com tudo e, novamente no início, igualaram o placar em um belo chute rasteiro de Diego Fumaça no canto de Gabriel Grando. Aproveitando o momento e a vantagem numérica, os mineiros chegaram muito perto da virada, quando Wellinton Torrão foi enfiado em profundidade, driblou o goleiro, mas, com o gol aberto, acabou chutando na rede pelo lado de fora.
Com um a menos, o Tricolor não demonstrava nenhum poder de reação, e o ritmo do jogo era ditado pelo Athletic, que, apesar de controlar a bola, também não teve muitas chegadas à área. No fim do jogo, porém, em um lançamento para Arezo, o goleiro novamente cometeu uma falha bizarra e deixou o atacante livre com o gol aberto, que não perdoou.
Quando a vaga gaúcha parecia encaminhada, o jogo nos reservou uma última emoção e, nos últimos instantes, em um cruzamento de David Braga, o zagueiro João Lucas tentou afastar a bola, mas acabou pegando mal e marcando um gol contra. Depois de 90 minutos fulminantes, a partida foi para os pênaltis.
Com as dez primeiras cobranças convertidas, a disputa partiu para as alternadas.