O Derby será a final do Campeonato Paulista de 2025. Nesta segunda-feira, 10, o Palmeiras garantiu vaga na decisão ao eliminar o São Paulo no Allianz Parque. Em um jogo equilibrado, Raphael Veiga marcou o único gol da partida em um pênalti bastante contestado.
Agora, o Verdão enfrentará o Corinthians, com o primeiro jogo com seu mando e a grande final na Neo Química Arena. O Palmeiras pode igualar o feito do Paulistano, que até hoje é o único tetracampeão consecutivo da história do torneio estadual.
1° Tempo
O primeiro tempo começou com o São Paulo dominando as ações, controlando a posse de bola e impedindo o Palmeiras de jogar. Apesar de não criar grandes chances de perigo, era o Tricolor quem ditava o ritmo da partida. No entanto, o Verdão foi o primeiro a assustar: Richard Ríos acertou um chute de longa distância, a bola pegou efeito e exigiu uma grande defesa de Rafael.
Ver essa foto no Instagram
Aos 23 minutos, o Palmeiras chegou novamente em um chute de fora da área, desta vez com Vanderlan, forçando mais uma defesa do goleiro são-paulino. Aos 30, o São Paulo perdeu intensidade, e o Verdão assumiu o controle da partida. Estevão fez uma grande jogada individual e finalizou com perigo.
Mostrando sua experiência em jogos decisivos, o Alviverde soube suportar o domínio inicial do Tricolor sem permitir grandes chances contra o gol de Weverton. No entanto, assim que o time de Zubeldía reduziu minimamente o ritmo, o Palmeiras tomou as rédeas da partida e ficou mais próximo de abrir o placar.
Aos 45 minutos, Rafael errou na saída de bola, e o estreante Vitor Roque aproveitou para roubar a posse. Arboleda tentou o desarme e errou, mas recolheu a perna no último momento. No entanto, houve contato com o jogador alviverde, e o árbitro assinalou pênalti. Apesar do questionamento, de jogadores e comissão técnica do Tricolor, Raphael Veiga cobrou com violência e abriu o placar, reforçando a fama copeira do Palmeiras.
2° Tempo
Novamente, o Tricolor começou controlando a posse de bola e comandando as ações ofensivas, mas esbarrou na sólida defesa do Verdão. Aos 20 minutos, em uma tentativa ousada, Zubeldía foi para o tudo ou nada e substituiu o lateral-direito Cédric pelo atacante Ferreirinha, intensificando a pressão pelo gol de empate.
No entanto, mais uma vez, foi o Palmeiras que criou a chance mais perigosa. Vitor Roque recuou para buscar jogo, levantou a cabeça e encontrou um excelente passe entrelinhas para Facundo Torres, que saiu cara a cara com Rafael. O goleiro do Tricolor, mais uma vez, fez uma grande defesa para evitar o gol alviverde.
Após isso, o Palmeiras teve mais algumas oportunidades em contra-ataques, mas o domínio seguiu do Tricolor. Porém, o São Paulo continuou devendo na criação ofensiva e não gerou perigo para Weverton. Assim, o Verdão garantiu a classificação para a final do Paulistão.