Atlético-MG e América-MG se enfrentam neste sábado, 08, às 16h30 (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. Para quem quiser assistir ao vivo, a Globo transmite a partida para Minas Gerais, enquanto o SporTV exibe o jogo para todo o Brasil.
O Galo provavelmente entrará em campo com: Éverson; Natanael, Lyanco, Alonso, Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino; Alisson Santana, Gustavo Scarpa, Cuello e Rony.
Por outro lado, a formação titular do Coelho deverá ser: Matheus Mendes; Júlio César, Lucão, Ricardo Silva, Marlon; Fabinho, Cauan Barros, Felipe Amaral, Figueiredo; Jonathas e Fernando Elizari.
Ver essa foto no Instagram
Atlético-MG x América-MG: retrospecto
O confronto entre Atlético-MG e América-MG já aconteceu 296 vezes na história, com ampla vantagem para o Galo. O Atlético soma 160 vitórias, contra 62 triunfos do Coelho, além de 74 empates. Além disso, jogando em casa, o retrospecto do Alvinegro é ainda mais dominante. Em 153 partidas como mandante, a equipe de Cuca venceu 94 vezes, empatou 41 e perdeu apenas 18.
Da mesma forma, no Campeonato Mineiro, as equipes já se enfrentaram 252 vezes, com o Atlético-MG vencendo 135 duelos, enquanto o América-MG triunfou em 56 oportunidades e houve 61 empates. Considerando apenas os confrontos do estadual com mando do Atlético, como será neste sábado, o domínio alvinegro é ainda maior: em 126 jogos, o time venceu 81, empatou 31 e foi derrotado apenas 14 vezes.
Como chegam
O Galo chega embalado, sem derrotas em 2025 e com uma sequência de oito vitórias consecutivas. Na última partida, garantiu classificação na Copa do Brasil ao vencer o Manaus por 4 a 1. A principal dúvida para a decisão é a presença de Hulk, que se recupera de uma lesão na coxa. No entanto, o atacante fez uma preparação intensiva durante o carnaval e existe a expectativa dele estar em campo.
Por sua vez, o América-MG conquistou a vaga na final de forma heroica, eliminando o Cruzeiro nos pênaltis. Porém, a equipe foi eliminada precocemente da Copa do Brasil, perdendo para o Cascavel por 1 a 0. Além disso, venceu apenas um dos últimos seis jogos.