Raphinha vive o melhor momento de sua carreira nesta temporada e, neste momento, é um dos favoritos para a Bola de Ouro. O brasileiro soma 25 gols e 18 assistências em 40 jogos pelo Barcelona em todas as competições, números impressionantes. No entanto, é seu desempenho na Champions League que mais vem chamando a atenção.
Até esta edição, nenhum brasileiro havia ultrapassado a marca de 10 gols em uma única edição da Liga dos Campeões. Jardel e Rivaldo (1999/00), Kaká (2006/07), Neymar (2014/15) e Roberto Firmino (2017/18) alcançaram exatamente uma dezena de gols. No entanto, Raphinha já marcou 9 e ainda estamos apenas nas oitavas de final, com apenas o jogo de ida disputado.
Assim, não é difícil imaginar que o atacante do Barcelona iguale ou até ultrapasse essa marca, tornando-se o maior artilheiro brasileiro em uma única edição da Champions. Principalmente considerando que o Barça é um dos favoritos ao título e, muito provavelmente, avançará de fase após vencer o Benfica por 1 a 0 fora de casa.
Ver essa foto no Instagram
Outro recorde alcançável para Raphinha
Além disso, Raphinha pode bater outra marca: a de mais participações em gols em uma única edição da Champions League por um brasileiro. Atualmente, Roberto Firmino lidera esse quesito, com 17 participações (10 gols e 7 assistências). No entanto, o atacante do Barcelona já chegou a 13 (9 gols e 4 assistências) após seu gol contra o Benfica, igualando campanhas como a de Kaká em 2006/07, que somou 13 participações (10 gols e 3 assistências), e superando a de Neymar em 2016/17, que teve 12 (4 gols e 8 assistências) em 2016/17.
Porém, é importante ressaltar que, pela primeira vez a Liga dos Campeões contou com a Fase de Liga. Assim, todos os times tiveram dois jogos a mais na primeira fase. Além disso, uma nova fase de mata-mata foi adicionada, os playoffs, dando mais dois confrontos na competição, mas o Barcelona e, por consequência, o Raphinha, não participaram dessa vez, pois se classificaram diretamente às oitavas de final.