Neste sábado (1º), o Internacional venceu o Caxias de virada por 3 a 1, no Beira-Rio, e confirmou sua vaga na final do Campeonato Gaúcho, algo que não acontecia desde 2021. Com dois gols de Valencia e um de Vitinho, o Colorado protagonizará o maior clássico do sul, contra o Grêmio.
Sem levantar a taça desde 2016, a participação na final tem um gosto especial para o Inter, pois tem a chance de impedir o Tricolor, que eliminou o Juventude mais cedo, de conquistar o oitavo título consecutivo, o que igualaria a maior sequência estadual, pertencente ao próprio Colorado. As finais estão marcadas para os dias 9 e 16 de março. O Internacional decidirá em casa, pois fez a melhor campanha na primeira fase.
View this post on Instagram
O jogo entre Internacional e Caxias
Dentro de casa, o Inter não deu muitos espaços para o Caxias respirar, dominando a posse de bola, mas sem muita efetividade. As únicas boas chances vieram dos pés do equatoriano Enner Valencia, que chegou a carimbar a trave do goleiro Victor Golas.
Quem aproveitou as chances oferecidas, porém, foi o clube grená. Aos 35 minutos, Tomas Bastos finalizou reclamou de toque no braço do defensor colorado dentro da área. O árbitro Roger Goulart foi chamado ao VAR e confirmou a penalidade. O próprio Tomas Bastos foi à cobrança e chutou no meio, abrindo o placar no Beira-Rio.
O início do segundo tempo continuou quente e, logo aos 7 minutos, Valencia foi derrubado por Douglas dentro da área, e o juiz não hesitou em apontar à marca da cal. Enquanto os preparativos para a cobrança eram feitos, o VAR acionou Goulart que, após uma rápida revisão, manteve sua decisão. Na bola, Valencia bateu um pênalti de almanaque no canto oposto do goleiro.
PENALTI EM VALENCIA
Eai, foi? O Inter vai encaminhando a classificação… pic.twitter.com/o7UyAlGeLz
— Noite de Copa (@Noitedecopa) March 2, 2025
O Colorado cresceu no jogo e não se saciou com o empate. Alguns minutos depois, Bernabei recebeu em profundidade na esquerda, avançou e cruzou rasteiro para Vitinho marcar seu terceiro gol nesta semifinal e confirmar a virada. O placar tornou-se mais elástico aos 33 minutos com mais um gol de Valencia, desta vez com assistência de Aguirre. O Inter ainda marcou o quarto gol, mas o equatoriano, que deu assistência para Lucca, estava impedido.