Nesta terça-feira, 18, o Palmeiras rebateu o pedido de Neymar pela obrigatoriedade do gramado natural em todos os estádios do país. Atualmente, o clube alviverde tem um piso sintético, que recebe duras críticas de vários jogadores devido ao perigo de lesões.
Pronunciamento do Palmeiras na íntegra
Diante da publicação realizada conjuntamente por alguns jogadores contra a utilização de gramados artificiais no futebol brasileiro, a Sociedade Esportiva Palmeiras esclarece que:
– O campo sintético do Allianz Parque é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado;
– Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais;
Ver essa foto no Instagram
– Diferentes levantamentos realizados por veículos de imprensa mostram que o Palmeiras, ao longo dos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões;
– O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica.
Complicações no gramado sintético
No último final de semana, o São Paulo, por exemplo, disputou o clássico na Pompeia e deixou o gramado sem jogadores machucados pela primeira vez desde julho de 2022. Até então, todos os Choque-Reis definidos no Allianz Parque rendiam algum atleta tricolor lesionado. O Soberano atua em casa com uma grama 100% natural no Morumbi.
A demanda não fica somente no futebol, nem apenas no Brasil. Em 2023, o sindicato de jogadores da NFL fez um pedido similar, pelo fim do uso de gramado sintético. E pela mesma razão: a associação de lesões mais frequentes com o material do piso.