O Barcelona fez o dever de casa e, nesta segunda-feira (17), no Lluís Companys, derrotou o Rayo Vallecano por 1 a 0, pela 24ª rodada da LALIGA. Robert Lewandowski converteu um pênalti no primeiro tempo, marcando seu 20º gol no campeonato.
Os blaugranas aproveitaram os tropeços de Real Madrid e Atlético de Madrid no fim de semana para roubar a liderança da LALIGA de seu maior rival. Ambos os clubes têm 51 pontos, mas o Barça possui um saldo de gols maior. No próximo sábado (22), os culés voltam a campo e visitam o Las Palmas.
View this post on Instagram
O jogo entre Barcelona e Rayo Vallecano
No primeiro tempo, a equipe catalã teve maior domínio, mas passou por momentos de sufoco nos minutos finais. O único gol da partida foi marcado por Robert Lewandowski, em cobrança de pênalti assinalado com auxílio do VAR, após puxão de Ciss em Iñigo Martínez.
O lance que definiu a partida gerou grande insatisfação por parte do Rayo Vallecano, que reclamou de falta de critério da arbitragem. O próprio Ciss, que cometeu o pênalti em Iñigo Martínez, alegou ter sofrido dois puxões dentro da área no primeiro tempo, mas em ambos os casos o árbitro não marcou infração.
Além disso, outra decisão polêmica revoltou a equipe visitante. Um gol de De Frutos foi anulado após revisão do VAR, aumentando ainda mais a indignação do Rayo Vallecano.
No segundo tempo, o domínio catalão seguiu, e o clube mandante tentava matar o jogo rapidamente, com jogadas envolvendo Lamine Yamal e Lewandowski. A jovem joia do Barça teve uma boa chance aos 15 minutos, após uma linda ajeitada de calcanhar de Héctor Fort , mas a batida de esquerda explodiu na marcação e foi para a linha de fundo. O time de Madri chegou com pergo aos 21 minutos, mas Sczesny defendeu em dois tempos o bom chute de De Frutos.
Sem hesitar, o Barcelona respondeu cinco minutos depois e só não ampliou por detalhe. Em sua primeira ação na partida, Dani Olmo recebeu um passe dentro da área e fez um ótimo giro, mas foi desarmado pelo goleiro. No rebote, Raphinha pegou colocado de esquerda e a bola triscou o travessão após Batalla desviar com as pontas dos dedos. O brasileiro voltaria a levar perigo logo no lance seguinte, quando arrancou e ficou de cara com Batalla, mas, ao tentar encobri-lo, pegou muito embaixo e mandou por cima.
Os blaugranas cresceram no jogo e davam poucos espaços para criação do Rayo Vallecano. Em uma boa troca de passes entre Lewa e e Balde, o polonês encontrou-se em condições de finalizar, mas foi travado na hora. Sem sofrer muita pressão pelo restante da partida, a equipe da casa confirmou a vitória magra, mas importante.