A situação de Rodrygo no Real Madrid voltou a ganhar destaque após o empate no clássico contra o Atlético de Madrid. Apesar de ser um dos destaques da equipe na temporada, o brasileiro tem sido frequentemente o primeiro a perder espaço no ataque comandado por Carlo Ancelotti.
O jornal espanhol Marca publicou uma coluna intitulada “Ancelotti não está sendo justo com Rodrygo”, assinada por Carlos Carpio, na qual critica a recorrente substituição do camisa 11, mesmo quando ele se sobressai em campo.
“Não importa o que ele faça, como ele esteja jogando, quantos gols ele marque ou em que momento ele esteja. Não importa se você está inspirado ou desanimado. Se a meta é muito grande ou muito pequena. Esteja funcionando bem para a equipe ou não. Esteja ele conectado ou desconectado. Se for preciso tirar um dos três primeiros, quem com certeza vai para o banco é sempre Rodrygo Goes”, escreveu Carpio.
O jornalista ainda destacou a diferença de tratamento entre Rodrygo, Vinícius Júnior e Kylian Mbappé. “Mesmo sendo o melhor dos três. É uma mudança irreparável. Às vezes inexplicável. Muitas vezes indefensável. Um costume e uma injustiça. Abaixo a meritocracia”, disparou.
No clássico contra o Atlético de Madrid, Rodrygo teve atuação de destaque e foi o responsável pela jogada que resultou no gol de empate do Real Madrid. Aos 87 minutos, no entanto, foi substituído por Brahim Díaz, enquanto Mbappé e Vinícius permaneceram em campo.
Rodrygo since December. 🤯 pic.twitter.com/aIcraKAUW3
— TC (@totalcristiano) February 8, 2025
Números reforçam a importância de Rodrygo
A performance do brasileiro na temporada 2024/25 justifica a frustração de parte da imprensa e da torcida com as escolhas de Ancelotti. Rodrygo soma 12 gols e oito assistências em 2.094 minutos pelo Real Madrid. Nos últimos 15 jogos da equipe, o camisa 11 foi substituído ou começou no banco em dez ocasiões, mesmo sendo um dos mais participativos em gols, com 10 tentos e cinco assistências.
Comparado aos seus companheiros de ataque, Vinícius Júnior participou de apenas 11 partidas no mesmo período, ficando fora de três por suspensão, e registrou seis gols e duas assistências. Mbappé, por sua vez, disputou 13 jogos e marcou 11 gols, além de fornecer duas assistências.
O próximo compromisso do Real Madrid será decisivo: na próxima terça-feira (11), enfrenta o Manchester City no Etihad Stadium, às 17h (de Brasília), pela Champions League. O clube inglês é um velho conhecido de Rodrygo, que já marcou gols decisivos contra os Citizens em edições anteriores do torneio.