As seleções sub-20 de Brasil e Paraguai se enfrentaram, nesta segunda-feira (10), no Olímpico de UCV, pela terceira rodada do hexagonal final do Sul-Americano sub-20. Com gols de Gustavo Prado, Rayan e Alisson, a Seleção Brasileira manteve o 100% de aproveitamento ao vencer por 3 a 1. Aguayo descontou para os paraguaios.
Com as três vitórias em três jogos, o Brasil é líder isolado da fase final e está virtualmente classificado à Copa do Mundo sub-20, que ocorre no Chile, entre 27 de setembro e 19 de outubro deste ano. Vale lembrar que, além do Chile, os três primeiros colocados do hexagonal ganham vaga para o Mundial, enquanto o líder se sagra campeão do Sul-Americano.
Ainda restam duas rodadas para o término da competição. O próximo encontro do Brasil é o clássico contra a Argentina, que ganhou da Canarinho por 6 a 0 na primeira fase, na próxima quinta-feira (13). Por último, Chile e Brasil se enfrentam no dia 16.
View this post on Instagram
O jogo entre Brasil e Paraguai
Logo aos 13 minutos, a seleção paraguaia sofreu um revés com a lesão de Duarte, forçando uma substituição precoce. No minuto seguinte, a equipe brasileira aproveitou a primeira oportunidade clara para abrir o placar. Rayan tentou devolver para Gustavo Prado, mas errou o passe. O atacante não desistiu do lance, roubou a bola de León dentro da área e finalizou rasteiro entre Insfrán e a trave. O goleiro paraguaio não conseguiu evitar o gol: 1 a 0 para o Brasil.
Sem dar tempo para reação, a Seleção ampliou aos 16 minutos. Wesley fez boa jogada pelo meio e serviu Rayan, que invadiu a área com liberdade e finalizou com categoria, mandando a bola entre as pernas do goleiro adversário: 2 a 0.
O Paraguai, no entanto, não demorou para responder. Aos 24 minutos, após cobrança de escanteio de Alfonso, Ángel Aguayo subiu bem e cabeceou cruzado. A bola ainda tocou na trave antes de entrar, diminuindo o placar para 2 a 1.
O jogo seguiu movimentado, com oportunidades claras para ambas as seleções. Rayan desperdiçou uma chance incrível de marcar seu segundo gol, enquanto Felipe Longo brilhou ao evitar o empate com uma defesa espetacular em cabeçada de León. Nos minutos finais, Pedro Henrique quase marcou um golaço, mas a bola passou raspando a trave.
O Paraguai sentia que o empate estava próximo e quase fez o segundo logo aos 6 minutos do segundo tempo. Alfonso soltou uma bomba do meio da rua, e a bola explodiu no travessão de Felipe Longo e tomou altura. No descenso, o jogador paraguaio chegou a vencer o jogo aéreo, mas cabeceou para fora.
A seleção alvirrubra continuou a pressão e novamente demandou trabalho de Felipe Longo, que, desta vez, fez uma espalmada segura em uma cobrança de falta paraguaia. Enquanto isso, o Brasil pouco produzia e errava passes simples.
Mesmo com a pressão da seleção do Paraguai, o Brasil tranquilizou o torcedor presente na Venezuela aos 32 minutos. Em um contra-ataque, Pedrinho foi acionado na esquerda, entrou na área e cruzou rasteiro para o meio. O goleiro Insfrán desviou a bola, que sobrou nos pés de Alisson. Bastou o atacante empurrar para o gol livre e fazer o terceiro do Brasil.