Neymar está de volta ao Brasil e defenderá a camisa que o revelou para o futebol mundial. O atacante brasileiro acertou sua rescisão com o Al Hilal, da Arábia Saudita, e é o novo reforço do Santos para a temporada de 2025. O anúncio oficial aconteceu nas redes sociais do jogador nesta quinta-feira, 30.
A saída do Al Hilal
Livre no mercado, Neymar teve caminho aberto para acertar seu retorno ao Santos. Mas se engana quem pensa que o jogador teve vida fácil para sair do Al Hilal. Na noite da última segunda-feira, 27, os árabes anunciaram a rescisão de contrato com o camisa dez após longas reuniões e muito dinheiro envolvido. Porém, além de tudo isso, uma ajuda acabou sendo primordial para o acordo entre as partes.
De acordo com as informações do site “GE”, a Liga Saudita foi fundamental para o acordo de rescisão entre Neymar e o Al Hilal. Antes disso, as negociações estavam travadas e sem grandes movimentações por parte do clube árabe. No entanto, a Saudi Pro League (SPL) prometeu à equipe que fará esforço gigantesco para repor a saída do camisa dez e facilitar o acerto com outro nome importante do futebol mundial.
View this post on Instagram
Além disso, o craque brasileiro precisou abrir mão de verdadeira fortuna para ter a rescisão assinada com o Al Hilal. Segundo a publicação, Neymar deixará de receber algo em torno de R$ 60 milhões. Apesar da alta quantia, o valor é referente a apenas 15% do total que o jogador ainda receberá dos sauditas. Assim, diante dos complexos acordos, as partes definiram o fim do vínculo na última segunda-feira, 27.
Neymar encantou o Brasil no Santos
Aos 11 anos, Neymar ingressou nas categorias de base do Santos, dando início a uma jornada que moldaria sua carreira. Desde cedo, sua habilidade de driblar adversários chamou atenção de treinadores e da mídia esportiva. Aos 14 anos, o jovem talento teve a oportunidade de ir para a Espanha, onde despertou o interesse do Real Madrid. Contudo, o Peixe demonstrou confiança ao investir um milhão de reais para mantê-lo no Brasil.
Em 2009, o jogador estreou como profissional aos 17 anos, marcando seu primeiro gol contra o Mogi Mirim. Apesar de o Santos terminar o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação, Neymar foi eleito a Revelação do Campeonato Paulista, consolidando seu nome no cenário nacional.
🤍🖤SANTOS SEMPRE SANTOS 🤍🖤 pic.twitter.com/t0kcM3w6Ia
— Neymar Jr (@neymarjr) December 7, 2023
Já o ano de 2010 foi um divisor de águas na carreira do atacante. No Campeonato Paulista, ele marcou cinco gols em clássicos, incluindo um hat-trick contra o São Paulo. O Santos conquistou o título estadual, e Neymar terminou como artilheiro da Copa do Brasil, garantindo ao clube uma vaga na Libertadores.
Em 2011, Neymar viveu o auge de sua carreira no Santos. Ao lado de Paulo Henrique Ganso, foi protagonista na conquista da Copa Libertadores, um título que o clube não vencia desde 1963. Além disso, o Santos manteve sua hegemonia no Campeonato Paulista, garantindo mais um título estadual.
O ano de 2012 trouxe novos títulos. Assim, Neymar ajudou o Santos a conquistar o tricampeonato paulista consecutivo e a Recopa Sul-Americana, consolidando sua despedida antes de sua transferência para o Barcelona. Durante sua passagem pelo Santos, Neymar encantou torcedores com sua técnica, dribles e gols, deixando um legado eterno no clube.