Nesta quarta-feira (29), São Bernardo e Santos se enfrentaram no Estádio Primeiro de Maio pela 5ª rodada do Paulistão. No duelo em um campo chuvoso, os mandantes confirmaram a ótima fase e conseguiram a quarta vitória em cinco jogos, vencendo o Peixe de virada por 3 a 1. Do outro lado, o trabalho de Caixinha segue questionado após a terceira derrota seguida.
No Grupo D, o São Bernardo vai isolando-se cada vez mais na liderança. Com 12 pontos, o time tem quatro pontos de vantagem sobre o Palmeiras, segundo colocado. Já no Grupo B, o Santos vê sua situação complicar-se. Apesar de estar na segunda posição, o alvinegro tem apenas quatro pontos. Na próxima rodada, o São Bernardo visita a Inter de Limeira, enquanto o Santos volta à Vila Belmiro para receber o São Paulo.
View this post on Instagram
O jogo entre São Bernardo e Santos
São Bernardo e Santos ficaram no empate sem gols na primeira etapa. Apesar das 12 finalizações ao longo da partida – sete dos donos da casa e cinco do Peixe –, apenas três delas acertaram o alvo, refletindo a dificuldade das equipes no setor ofensivo.
O Santos apostou na criatividade de Guilherme e Soteldo para tentar furar a defesa adversária, mas as melhores investidas pararam na falta de precisão no último terço do campo. O São Bernardo, por sua vez, adotou uma postura mais agressiva, explorando a velocidade para pressionar o rival. Aos 10 minutos, Guilherme Queiroz chegou a balançar as redes, porém, o gol foi anulado pelo VAR devido a posição de impedimento.
A pontaria das equipes voltou mais calibrada para o segundo tempo, combinado com uma mudança de postura, principalmente do Peixe. nos minutos iniciais, a equipe ocupou o campo de ataque e caprichou na retomada da posse de bola após perdê-la. Logo aos 2 minutos, Soteldo deu um belo passe em profundidade para Léo Godoy, o goleiro deu um tapinha na bola, que sobrou para Guilherme chutar colocado e fazer seu quinto gol na temporada.
O Peixe começou a tomar as rédeas da partida e teve boas chegadas para ampliar o placar. Durante o melhor momento do Santos, o São Bernardo chegou no ataque com um cruzamento do lateral Pará para Lucas Tocantins subir sozinho e igualar o resultado.
Com o campo pesado devido à chuva, os erros técnicos começaram a se multiplicar, porém os clubes tiveram boas chances para tomarem a frente, o Santos com Tiquinho Soares e o São Bernardo com Felipe Azevedo. Como visto em outras partidas, a condição física do Santos caiu exponencialmente com a chegada do fim do jogo. O Bernô aproveitou a brecha e apertou a pressão no ataque.
Aos 41 minutos, Lucas Lima cruzou na área e Augusto se desgarrou da marcação para empurrar a bola com o pé direito ao fundo das redes. Com o Peixe no ataque para tentar o empate, o São Bernardo contou com o contra-ataque para matar a partida. Já nos acréscimos, Guilherme perdeu a bola no meio-campo, e uma boa troca de passes terminou em uma bomba de Lucas Rian para fazer o terceiro.