Nesta terça-feira, 7, o Vasco chegou a uma marca infeliz, quebrando o seu maior jejum de títulos da história. São exatos 3.165 dias sem levantar nenhum troféu. A última conquista do Gigante da Colina foi o Campeonato Carioca de 2016, quando o time superou o Botafogo na decisão e ficou com a alcunha de campeão do estado do Rio de Janeiro.
O período de seca supera o jejum que o clube enfrentou entre 1936 e 1945, em uma época distante, que as equipes disputavam menos competições. Além disso, o início e o fim desse recorte sem troféus separaram dois títulos estaduais do Vasco. Apesar dos quase 80 anos da outra marca histórica, o Cruzmaltino teve outro momento complicado sem títulos neste século, entre 2003 e 2011.
O que o Vasco pode fazer para quebrar esse jejum?
Iniciando 2025 com um planejamento de mudanças e almejando voltar ao caminho das glórias, o Vasco pode acabar com esse jejum ainda no início do ano. Na disputa do Campeonato Carioca, o Gigante da Colina tem como grandes adversários os seus tradicionais rivais: Botafogo, Flamengo e Fluminense.
Ver essa foto no Instagram
Devido às conquistas da última temporada, o Botafogo pode ser cotado como o favorito a vencer o estadual. Porém, com um certo desmanche no elenco e saída do treinador Artur Jorge, o Vasco sonha em estragar uma possível festa alvinegra. O Flamengo, por sua vez, também está passando por uma reformulação, com a saída de jogadores importantes, o que pode favorecer o Cruzmaltino na briga contra o jejum.
Por fim, o Fluminense talvez seja o clube carioca que está vivendo o momento mais complicado. Após chegar na última rodada do Campeonato Brasileiro com chances de rebaixamento, o Tricolor das Laranjeiras vem buscando se reforçar, mas ainda não existe uma certeza de que a equipe de Mano Menezes será diferente da que se apresentou em 2024.