O Vitória encerrou 2024 consolidando sua reconstrução no cenário do futebol brasileiro. Desde a saída da Série C, em 2022, e o título da Série B, em 2023, o Leão da Barra segue em ascensão. A temporada marcou o retorno à Série A do Brasileirão, com uma 11ª colocação, garantindo vaga na Copa Sul-Americana, competição que o clube não disputava desde 2016. Além disso, conquistou o Campeonato Baiano, encerrando um jejum de sete anos.
Título baiano e irregularidade nas copas
No Campeonato Baiano, o Vitória terminou a fase de grupos empatado com o Bahia na liderança, com 19 pontos. Após superar o Barcelona de Ilhéus na semifinal, enfrentou o maior rival na decisão. No jogo de ida, no Barradão, uma vitória épica por 3 a 2 foi definida com gols nos acréscimos. Na volta, na Arena Fonte Nova, o empate por 1 a 1 garantiu o 30º título estadual do clube.
Apesar do sucesso no estadual, o desempenho em outras competições foi mais discreto. Na Copa do Nordeste, o Vitória ficou em quinto no Grupo A, não avançando às quartas de final. Na Copa do Brasil, caiu na terceira fase, diante do Botafogo, com derrotas nos dois jogos.
Troca no comando técnico: Carpini substitui Condé
Com um início complicado na Série A, somando apenas um ponto em cinco rodadas, a diretoria optou por demitir Léo Condé, técnico que levou o clube ao título da Série B. O substituto, Thiago Carpini, estreou na eliminação contra o Botafogo na Copa do Brasil. Carpini assumiu com a missão clara de evitar o rebaixamento e, apesar das dificuldades iniciais, conseguiu dar nova dinâmica à equipe.
Após mudanças significativas no elenco durante a última janela de transferências, o Vitória encontrou estabilidade. Nomes como Gustavo Mosquito, Carlos Eduardo e os zagueiros Edu e Neris reforçaram o time. A arrancada começou na 26ª rodada, com vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO, em Goiânia. Nos 13 jogos finais, foram sete vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, garantindo o 11º lugar na tabela.
🦁 @ECVitoria, mostra o teu valor!
🏆 Disputou a CONMEBOL #Sudamericana pela última vez em 2016. De volta em 2025 pela #GrandeConquista!
📸 Victor Ferreira/EC Vitória pic.twitter.com/DP395fwol5
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) December 11, 2024
Destaques individuais
Entre os destaques de 2024 estão remanescentes do título da Série B, como o goleiro Lucas Arcanjo, o capitão Wagner Leonardo e o meia Matheuzinho, líder em assistências na temporada, com 10.
O grande nome, porém, foi o atacante Alerrandro, que terminou como artilheiro do Brasileirão, ao lado de Yuri Alberto, com 15 gols. O camisa 9 ainda marcou outros seis gols em competições estaduais e internacionais, somando 21 gols na temporada. O gol de bicicleta contra o Cruzeiro, na 23ª rodada, rendeu-lhe o prêmio de gol mais bonito do campeonato.
Planejamento para 2025
Com cinco competições no calendário de 2025, incluindo o retorno à Copa Sul-Americana, o Vitória já está ativo no mercado. Entre as prováveis contratações estão o zagueiro Zé Marcos, o lateral-direito Claudinho e os atacantes Wellington Rato e Fabrício Santos. Por outro lado, saídas importantes, como a de Lucas Arcanjo, negociado com o Fluminense, e o retorno de Alerrandro ao RB Bragantino, estão em negociação.
A estreia na próxima temporada será contra o Barcelona de Ilhéus, no Campeonato Baiano, no dia 11 de janeiro, às 16h, no Barradão. Devido ao calendário apertado, o clube deve iniciar o torneio estadual com uma equipe alternativa.