Com o final do ano se aproximando, chegou o momento de os torcedores brasileiros fazerem suas avaliações sobre como foram as temporadas dos seus clubes. O Fluminense, que começou o ano como campeão da Libertadores, levantou um troféu em 2024, teve complicações, mudou de treinador e até brigou contra o rebaixamento. Veja como foi o ano do Tricolor Carioca!
A temporada do Fluminense começou de forma regular. Ainda sob o comando de Fernando Diniz, a equipe carioca foi eliminada na semifinal do campeonato estadual, em duelo contra o rival Flamengo. Porém, os primeiros meses de 2024 contaram com a comemoração de um título inédito, a Recopa Sul-Americana diante da LDU, um algoz antigo na história do Tricolor.
Da glória ao desespero: o 2024 do Fluminense
Sendo assim, era esperado um ano de bons resultados e alegrias, como foi em 2023. Porém, as coisas foram saindo do controle no Brasileirão, competição que o Fluminense passou sua totalidade na parte de baixo da tabela, além de consecutivas rodadas na zona de rebaixamento. Os resultados nos outros campeonatos ainda respaldavam Fernando Diniz, mas chegou a um ponto insustentável.
Ver essa foto no Instagram
O treinador campeão da Libertadores foi demitido após a eliminação na Copa do Brasil, nas oitavas de final, diante do Juventude. Na sequência, na competição internacional, o Tricolor Carioca também caiu, agora nas quartas de final, em duelo contra o Atlético-MG. Dessa forma, eliminado das copas, o clube teve correr contra o tempo para se recuperar no Campeonato Brasileiro.
Com uma campanha muito abaixo do esperado, o Fluminense, que após a saída de Diniz contou com a chegada de Mano Menezes, chegou na última rodada do Brasileirão com chances de rebaixamento. Na obrigação de vencer do Palmeiras, no Allianz Parque, para não depender de nenhum outro resultado, os cariocas atingiram esse feito e permaneceram na elite do futebol brasileiro. Porém, não é novidade que 2024 não foi um bom ano para o time das Laranjeiras.