Sevilla e Real Betis é uma das principais rivalidades da Espanha. Assim como Barcelona x Real Madrid, Athletic Bilbao x Real Sociedad e muitos outros clássicos, o clima sempre esquenta nesse confronto da Andaluzia. Porém, nesta quarta-feira, 18, os rivais elevaram a disputa ao extremo e cortaram suas relações diplomáticas, após uma polêmica no último enfrentamento entre as duas equipes.
Em nota oficial, o Sevilla anunciou que não irá manter mais relações diplomáticas com o Betis até segunda ordem. Tudo começou no último clássico, disputado no dia 6 de outubro, no Ramón Sánchez Pizjuán. Em campo, os mandantes venceram por 1 a 0 e na comemoração, três jogadores, Juanlu Sánchez, José Ángel Carmona e Isaac Romero, exibiram uma bandeira do emblema do rival riscado e isso gerou polêmica.
Sevilla x Real Betis: o fim da relação
Após o evento, a diretoria do Real Betis procurou os membros oficiais da LALIGA, o Campeonato Espanhol, para denunciar o gesto como uma incitação à violência. A organização proveu uma punição para o trio do Sevilla, que, apesar de entender o ponto levantado pelo rival, não concorda com a maneira como o caso foi desenrolado e resolveu dar um fim nessa relação. Confira partes da nota oficial abaixo!
Ver essa foto no Instagram
“(O Sevilla) entende que o comportamento dos dirigentes do Real Betis Balompié, denunciando a celebração dos jogadores do Sevilla e também o fazendo perante as entidades federativas e não perante a Comissão Anti-Violência, quebra um código importante e abre um precedente perigoso, uma vez que busca punições esportivas por meio de eventos não esportivos”, constou.
Porém, apesar desse entendimento, o clube da Andaluzia acredita que o gesto, realizado em seu próprio estádio, direcionado a sua torcida, não é nada ofensivo. Justamente por isso, a diplomacia entre os rivais foi encerrada. “É por isso que a nossa entidade decidiu cortar relações com o Real Betis Balompié, uma vez que não entendemos que tais relações possam continuar em vigor quando os dirigentes da entidade verde e branca procuram deliberada e conscientemente prejudicar o nosso clube”, completou em nota.