Com a eleição de Bap como presidente do Flamengo para o próximo triênio, o clube carioca começa a planejar os investimentos em reforços para 2025. O novo mandatário, em parceria com José Boto, futuro diretor de futebol, já mapeia o elenco e identifica as áreas que necessitam de reforços. Entre as prioridades estão as contratações para as posições de lateral-direito, meia, atacante e ponta.
José Boto, que recentemente trabalhou no Osijek, da Croácia, está em estreito contato com a presidência eleita. O diretor de futebol tem se dedicado ao estudo do elenco atual do Flamengo, a fim de alinhar as melhores opções de investimento para fortalecer o time. Após o resultado das eleições, reuniões com o técnico Filipe Luís já foram agendadas para discutir o planejamento de 2025, principalmente no que diz respeito à pré-temporada e aquisições.

Quais são as prioridades na busca por reforços?
O Flamengo procura um meia com características semelhantes ao tradicional “camisa 8”, que possa atuar como elo entre defesa e ataque. Além disso, a contratação de um ponta também se tornou prioridade para a nova diretoria. Por outro lado, a posição de zagueiro não está no foco principal para novos reforços, uma vez que o clube ainda avalia a permanência de David Luiz.
O contrato de David Luiz com o Flamengo se encerra em 31 de dezembro de 2024, e a continuidade do atleta depende de reuniões futuras entre José Boto e a direção. A decisão sobre sua renovação será um dos primeiros pontos a serem discutidos assim que Boto chegar ao Rio de Janeiro para assumir sua função.
Como será a gestão de contratações sob a liderança de Bap?
A estratégia de contratações do Flamengo para o próximo ano será conduzida de forma cautelosa. Não há pressa em fechar negócios, pois os dirigentes pretendem dividir os investimentos ao longo das janelas de transferências. A avaliação do caixa e a definição de um orçamento competitivo para o futebol são prioridades imediatas no processo de transição da gestão.
No orçamento previsto pela gestão de Rodolfo Landim, que será entregue à nova diretoria, há uma projeção de 20 milhões de euros destinados a compras de jogadores e 30 milhões de euros de receitas com vendas. Esses números ainda serão discutidos entre Bap e os demais membros da administração que entram em vigência a partir de 1º de janeiro de 2025.
Quais são as datas importantes das janelas de transferência?
O calendário para as transações no futebol em 2025 inclui três períodos estratégicos:
- Primeira janela: de 3 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025.
- Janela especial para o Mundial de Clubes: de 2 de junho a 10 de junho de 2025.
- Segunda janela: de 10 de julho a 2 de setembro de 2025.
Neste contexto, a direção do Flamengo precisará de uma execução precisa das negociações para garantir que a equipe esteja bem-preparada para competir nos diversos campeonatos em que participará. A cautela, aliada à experiência e planejamento, promete ser a marca registrada da nova gestão.