Nesta terça-feira, 17, Vini Jr. confirmou o favoritismo e venceu o prêmio de melhor jogador do Fifa The Best. O atleta do Real Madrid e da Seleção Brasileira concorreu com Dani Carvajal, Erling Haaland, Federico Valverde, Florian Wirtz, Jude Bellingham, Kylian Mbappé, Lamine Yamal, Lionel Messi, Rodri e Toni Kroos.
O resultado representou uma grande redenção para o brasileiro após ter ficado com o 2º lugar da Bola de Ouro na principal categoria; na ocasião, ele perdeu o troféu para o volante do Manchester City e da seleção espanhola. Na temporada anterior, o atacante dos Merengues integrou a seleção do ano.
Já na temporada de 2024, Vini Jr. conduziu o clube espanhol rumo às conquistas da Supercopa da UEFA, Supercopa da Espanha, LALIGA e da Champions League. Nesta última, o jogador de 24 anos cravou o gol do título, no segundo tempo, para consolidar o triunfo de 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund na final (Carvajal foi responsável pela outra balançada na rede).
Ver essa foto no Instagram
Sobre o Fifa The Best
É importante ressaltar que o Fifa The Best, ao lado da Bola de Ouro, é a principal premiação do futebol no mundo. Os troféus chegaram a se unificar entre 2010 e 2015, mas seguiram rumos divergentes em 2016. A avaliação considera o período entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.
A entidade máxima do futebol também leva em conta a perspectiva de quatro júris: capitães das seleções, técnicos dessas equipes, jornalistas dos países afiliados, e torcedores do mundo todo. Além de cada grupo ter o mesmo peso (25%), o The Best é mais bem distribuído do que o badalado Ballon d’Or.
Lionel Messi detém o recorde de mais vitórias na premiação do órgão máximo do futebol no globo: o argentino soma oito títulos em sua carreira. Marta, que marcou presença entre as indicadas de 2024 pela autoria de gol mais bonito, coleciona seis honrarias no total.
A palavra do astro
“Não sei por onde começar, porque era tão distante, parecia impossível chegar aqui. Eu era só uma criança que jogava bola descalça nas ruas de São Gonçalo. Perto da pobreza, do crime… poder chegar aqui é algo muito importante para mim. Eu tô fazendo por muitas crianças que acham que tudo é impossível e que eles não podem chegar até aqui. Tenho muitas pessoas para agradecer”, pontuou Vini. Confira o resto do discurso!