Nesta terça-feira, 17, o Fifa The Best premiou o brasileiro Thiago Maia com o Troféu Fair-Play. O volante do Internacional recebeu a honraria na cerimônia realizada no Catar pela sua atuação ativa e solidária em meio às trágicas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano.
Thiago Maia auxiliou no resgate de vítimas ilhadas, incluindo o de uma idosa – que viralizou nas redes sociais – e de um cachorro. Além disso, o atleta do Colorado cogitou interromper suas atividades no futebol durante a catástrofe ambiental no Sul. O jogador admitiu que as cenas presenciadas durante seu trabalho solidário abalaram o seu psicológico.
Jogador quase deixou o futebol
“Psicologicamente, a gente estava muito afetado. Eu, particularmente, após as enchentes, falei com o meu pai e minha mãe que queria parar de jogar. E passa o filme na cabeça, sair de casa com 10 anos de idade, já tem 17 anos fora de casa. Mas o clube, o presidente, todo mundo veio. Vamos conversando e aos poucos a gente foi engatinhando e aí deixaram a gente sonhar, como vocês falam”, contou durante o Troféu Mesa Redonda, da TV Gazeta.
⚠️ Thiago Maia, do Internacional, ganhou o prêmio Fair Play no FIFA The Best, por todas as suas ações solidárias durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
🗞 @geglobo | @cahemota
📸 Reprodução pic.twitter.com/4Faa1bmK6t— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) December 17, 2024
Sobre o Fifa the Best
É importante ressaltar que o Fifa The Best, ao lado da Bola de Ouro, é a principal premiação do futebol no mundo. Os troféus chegaram a se unificar entre 2010 e 2015, mas seguiram rumos divergentes em 2016. A avaliação considera o período entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.
A entidade máxima do futebol também leva em conta a perspectiva de quatro júris: capitães das seleções, técnicos dessas equipes, jornalistas dos países afiliados, e torcedores do mundo todo. Além de cada grupo ter o mesmo peso (25%), o The Best é mais bem distribuído do que o badalado Ballon d’Or.