O técnico do Botafogo, Artur Jorge, viveu um momento de reconhecimento especial durante suas férias em Portugal. Ele foi agraciado com a Ordem do Infante Dom Henrique, concedida pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A homenagem celebra os serviços prestados ao futebol e a promoção da cultura portuguesa no exterior, marcando os feitos históricos alcançados pelo treinador no comando do Glorioso.
“Chegar hoje e ter este reconhecimento do país é ainda mais importante. Seguramente que me abre portas e a ambição para poder continuar a lutar por mais. Futuro? O meu futuro é Botafogo. Tenho contrato. O que posso dizer ao dia de hoje é que continuo a ser o treinador do Botafogo”, declarou Artur Jorge, deixando claro seu compromisso com o clube.
Artur Jorge, foi condecorado nesta terça-feira 17/12, pelo Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém. AJ disse que se recebesse propostas de FC Porto, Sporting e Benfica não teria como recusar. No Botafogo foi um desafio maior que no Braga.
🎥Record pic.twitter.com/3E7NNhgEBc
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 17, 2024
Especulações sobre o futuro de Artur Jorge
Apesar da reafirmação de sua permanência, o técnico está no centro de uma novela envolvendo possíveis transferências. Segundo informações, Artur recebeu ofertas de clubes do Catar, que triplicariam seu salário atual. De acordo com seu staff, essas propostas foram apresentadas ao Botafogo, mas o clube negou ter sido oficialmente consultado.
Além disso, o treinador revelou que foi procurado por um clube português interessado em compreender sua situação no futebol brasileiro. Sobre essas abordagens, Artur ressaltou a importância de projetos desafiadores:
“Para mim, muito pesa o projeto desportivo. De continuidade, ou de encontrar um projeto que me traga objetivos diferentes ou momentos de superação que me possam desafiar. Estar aqui hoje a ser reconhecido por um país inteiro é um momento ímpar. Mas essa será sempre uma questão a avaliar nos próximos dias. A temporada no Brasil começa rapidamente em janeiro de 2025. Sobre eventuais propostas, tivemos sim uma abordagem de Portugal para perceber qual era o ponto de situação”, explicou o técnico.
Artur Jorge também mencionou a possibilidade de treinar grandes clubes de Portugal como Porto, Benfica ou Sporting, que ele considera um passo significativo para um eventual retorno ao país: “Treinar FC Porto, Benfica ou Sporting será sempre diferente. Seria, por exemplo, a partir daí que poderia ponderar voltar a Portugal. De outra forma, não.”
Reconhecimento e trajetória de sucesso
De acordo com o governo português, a Ordem do Infante Dom Henrique é destinada a quem presta serviços relevantes ao país, no território nacional ou no exterior, e colabora na expansão da cultura portuguesa. Além de Artur Jorge, os técnicos Jorge Jesus e Abel Ferreira, que também fizeram história no futebol brasileiro, já foram agraciados com a honraria.
Artur Jorge chegou ao Botafogo em abril de 2024 com a missão de levar o projeto da SAF a um novo patamar. Em apenas oito meses, comandou o time em 55 partidas, conquistando o Campeonato Brasileiro e a Conmebol Libertadores na mesma temporada, um feito que apenas Santos (1962 e 1963) e Flamengo (2019) haviam alcançado.
LEIA MAIS: Santos e Fluminense disputam atacante do Botafogo