O atacante Vini Jr., do Real Madrid, está no centro de uma nova polêmica em La Liga. Após o empate em 3 a 3 contra o Rayo Vallecano no último sábado (14), no Estádio Campo de Vallecas, a direção do campeonato espanhol anunciou que investigará tanto o jogador quanto os torcedores rayistas devido a incidentes ocorridos durante e após o confronto.
Durante o jogo, o brasileiro foi alvo de cânticos ofensivos de “Bola de Praia”, uma provocação à derrota na eleição da Bola de Ouro para Rodri, do Manchester City. Ao término da partida, ao ouvir insultos enquanto deixava o gramado, Vinícius respondeu fazendo o número dois com a mão e dizendo: “Vocês vão para a segunda”, em alusão a um possível rebaixamento do Rayo Vallecano.
As ações do jogador e os cânticos da torcida serão analisados pela organização de La Liga nas próximas semanas, conforme informações divulgadas pela emissora espanhola COPE.
🚨| La Liga va SIGNALER un “incident” de Vini Jr à la commission de discipline de la Fédération Espagnole de Football.✅🤔
✅ Les fans du Rayo ont INSULTÉ Vini Jr. Il a répondu par un geste de la main qui signifiait que le Rayo allait se FAIRE RELÉGUER en 2ème division.✌️@espn pic.twitter.com/GNKABE9Gwi
— RMadrid actu 🇫🇷 (@RMadrid_actu) December 16, 2024
Resposta do presidente do Rayo Vallecano a Vini Jr.
No dia seguinte ao confronto, o presidente do Rayo, Raúl Martín Presa, criticou o gesto do atacante: “Essas atitudes, como a de Vinícius, não são adequadas. Ele está dizendo a uma torcida como a do Rayo para ‘ir à Segunda Divisão’, mas para nós, estar na elite é uma questão de sobrevivência em todos os níveis. Os jogadores precisam ser profissionais, porque essas atitudes contra o público podem gerar outras coisas.”
Jogo marcado por controvérsias
Vini Jr., que começou a partida no banco de reservas devido a uma recente lesão e ao desgaste do confronto contra a Atalanta pela Champions League, ainda protagonizou outro lance polêmico. Aos 3 a 3, o camisa 7 sofreu um pênalti claro cometido por Mumin, mas o árbitro Martínez Munuera não marcou a infração.
Após o jogo, o Real Madrid criticou duramente La Liga através do canal oficial do clube, o Real Madrid TV. A instituição voltou a citar o Caso Negreira, que envolve suspeitas de favorecimento ao Barcelona por parte do Comitê Técnico de Arbitragem (CTA). Segundo o clube, decisões como a ocorrida no jogo contra o Rayo reforçam a percepção de manipulação na arbitragem do futebol espanhol.
LEIA MAIS: Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo pelo jornal Marca