A permanência de Artur Jorge no comando do Botafogo para 2025 está em xeque. O treinador português, responsável por levar o clube à conquista inédita da Copa Libertadores e ao título do Campeonato Brasileiro, tem uma proposta tentadora do Al-Rayyan, do Catar, que pode selar sua saída.
De acordo com informações da ESPN, Artur Jorge discutiu abertamente sua possível transferência durante o voo de retorno ao Rio de Janeiro, após o encerramento da temporada. A iniciativa teria ocorrido sem o conhecimento de John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, gerando desconforto nos bastidores.
Além disso, o clube não pretende revisar o contrato do técnico, que já possui um dos salários mais altos do futebol brasileiro e recebeu bônus milionários pelas conquistas de 2024. Outro fator que incomodou a diretoria alvinegra foi o interesse do treinador em levar o meia Jefferson Savarino para o Al-Rayyan, o que criou um novo ponto de atrito. Apesar disso, Artur Jorge tem vínculo com o Botafogo até o final de 2025.
🚨 AGORA!
Artur Jorge não deve permanecer no Botafogo para a próxima temporada. O português tem acordo com um time do Catar.
O assunto foi comentado no voo de volta para o Rio de Janeiro. O próprio comandante falava abertamente sobre o novo contrato.
🗞️ @ESPNBrasil pic.twitter.com/GXxLCHgCbl
— Futmais | Menino Fut (@futtmais) December 16, 2024
Declarações do técnico sobre o futuro
Chegando a Portugal para as férias, Artur Jorge foi abordado pela imprensa local e reconheceu as propostas recebidas. “Tenho tudo em aberto. As propostas que existem, principalmente do mundo árabe, são muito tentadoras do ponto de vista financeiro. São propostas que têm já algum tempo e nunca me debrucei muito sobre elas porque queria ganhar títulos. Temos de pensar e ver como vamos decidir o futuro”, afirmou o técnico.
Artur também garantiu que o Botafogo está ciente da situação: “Tenho contrato com o Botafogo. Há, de fato, algumas possibilidades e propostas em cima da mesa. Tanto o Cajuda, que é o meu agente, como o Botafogo estão a par de tudo isso. Tudo se vai resolver para o bem de todos.”
A temporada gloriosa do Botafogo sob Artur Jorge
Contratado em abril de 2024, Artur Jorge assumiu o comando do Botafogo em um momento decisivo, com o início do Campeonato Brasileiro e a campanha na CONMEBOL Libertadores já em andamento. Seu trabalho rendeu dois títulos históricos para o clube: vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, em Buenos Aires, garantindo a primeira taça da Libertadores do Botafogo, e o Campeonato Brasileiro conquistado de forma incontestável, encerrando um jejum que durava desde 1995.
Apesar do sucesso, a temporada terminou de forma amarga, com a eliminação por 3 a 0 para o Pachuca, nas quartas de final da Copa Intercontinental.
LEIA MAIS: Títulos do Brasileirão e da Libertadores farão o Botafogo disputar 7 competições em 2025