Nesta sexta-feira, 13, a CBF divulgou o ranking dos clubes brasileiros atualizados após o término da temporada do futebol nacional. Pelo quinto ano consecutivo, o Flamengo terminou o ano na liderança da lista. Campeão da Copa do Brasil e terceiro colocado no Brasileirão, o Mengão somou mais 318 pontos e totaliza pontuação de 16.996.
Uma das grandes mudanças no ranking acontece na segunda colocação. Após quatro anos consecutivos do Palmeiras ocupando a vice-liderança, o São Paulo ultrapassou o rival. Com 14.832 pontos, o Tricolor tem uma diferente um pouco menor de 300 pontos para o Verdão. O quarto colocado é o Corinthians, que ganhou duas posições, superando Atlético-MG e Athletico-PR.
Botafogo ganha posições no ranking da CBF
Outra novidade entre os 10 primeiros é o Botafogo. Com ótimo campanha no Brasileirão, coroada com o título, mas uma eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Fogão ganhou seis posições no ranking. Dessa forma, o clube carioca finalizou o ano na oitava colocação, na frente de Fortaleza e Grêmio, times que fecham o top-10. Confira os dez primeiros no post abaixo!
Ver essa foto no Instagram
As colocações dos clubes são definidas a partir de um cálculo de desempenho realizado pela CBF, levando em consideração apenas as competições nacionais. Assim, avaliando as quatro divisões do futebol brasileiro, a entidade define pontuações para as equipes de forma acumulativa, com pesos diferentes distribuídos entre os últimos cinco anos.
As últimas cinco temporadas são computadas no ranking
Existe também uma bonificação para os clubes que disputam Libertadores e também para os campeões da Sul-Americana. O ranking é organizado pela CBF desde 2013, mas a pontuação não se acumula desde sua criação. São levados em consideração os últimos cinco anos de cada equipe, mas com pesos diferentes. A mais importante é sempre a atual, com um multiplicador de cinco vezes na pontuação obtida.