Neste domingo, 6, o Brasileirão chegou ao fim e, após uma temporada de muitas emoções, todos os times tiveram seus destinos definidos. Com briga pelo título até a última rodada e disputa pela permanência acirrada, o campeonato reservou muita emoção para todos os times. Porém, confira abaixo os classificados para as competições internacionais.
Com o título da Libertadores do Botafogo e a classificação do Flamengo, campeão da Copa do Brasil, direta pelo G4, o futebol brasileiro teve duas vagas a mais nas competições internacionais. Na Libertadores, o 7º e 8º colocado disputarão a etapa prévia a fase de grupos, enquanto entre a 9ª e a 14ª posição, todos estão classificados para a Sul-Americana.
Brasileirão define classificados à Libertadores e Sul-Americana
Começando pela Libertadores, o cenário foi definido com mais antecedência. O atual campeão Botafogo já tinha conquistado a vaga pela pontuação no Brasileirão, mas reafirmou com a taça continental. Na sequência, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza e São Paulo também estão na fase de grupos. Na chamada pré-Libertadores, Corinthians e Bahia brigam por uma vaga na chave principal.
Ver essa foto no Instagram
Falando da Sul-Americana, o atual vice-campeão Cruzeiro, ficou na briga por uma vaga na Libertadores até a última rodada, mas volta à competição. O Vasco também faz seu retorno ao torneio e irá contar com o Vitória, Grêmio, Juventude e Atlético-MG, como adversários em busca da grande conquista. Essa disputa foi mais acirrada, com clubes que brigaram contra o rebaixamento até as últimas rodadas assegurando suas participações.
O futebol brasileiro vem sendo dominante nas competições da América do Sul nos últimos anos. Na Libertadores, os clubes brasileiros buscam o sétimo título consecutivo e, caso isso aconteça, o Brasil irá igualar a quantidade de taças do futebol argentino. Na Sul-Americana, no entanto, equipes nacionais estiveram presentes nas últimas quatro finais, mas apenas o Athletico-PR saiu vencedor, em 2021.