O técnico Abel Ferreira não escondeu sua frustração com a atuação do Palmeiras na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, neste domingo (8), no Allianz Parque, pela última rodada do Brasileirão 2024. O revés tirou qualquer possibilidade do time alviverde brigar pelo título, que foi confirmado pelo Botafogo, após vitória sobre o São Paulo no Rio de Janeiro.
Abel foi enfático ao avaliar a atuação de sua equipe, reconhecendo as críticas e vaias da torcida como merecidas. “Eu me orgulho dessa equipe. Menos hoje. Hoje estou triste. Triste com o que os jogadores fizeram, não esperava isso. Hoje, não lutamos. Merecemos todas as críticas. Fomos a sombra da nossa equipe”, disse o treinador, que destacou a falta de comprometimento em campo.
Apesar do tom duro, Abel contextualizou a competitividade do futebol brasileiro, ressaltando que temporadas oscilantes são comuns até entre equipes de destaque. “Nem no ano passado estava tudo bom e nem neste ano está tudo mal. Sabem quem ganhou a Libertadores no ano passado? O Fluminense, e veio brigar contra o rebaixamento. A mim, ninguém precisa ensinar que o futebol brasileiro é competitivo. Quando um time é melhor do que o Palmeiras, como foi o Botafogo, eu só tenho que parabenizar.”
Reconhecimento de Abel ao Botafogo
Abel aproveitou para elogiar o campeão Botafogo, mencionando o trabalho do empresário John Textor, do técnico português Artur Jorge e dos jogadores da equipe carioca. “Gostaria que minhas palavras fossem para o Textor. Parabéns pela bela campanha. Ao meu conterrâneo Artur Jorge, magnífico. E ao capitão deles também. Foram extraordinários”, completou.
View this post on Instagram
O técnico do Palmeiras também relembrou momentos decisivos da temporada, incluindo a derrota em confronto direto contra o Botafogo, que poderia ter dado ao Palmeiras a liderança do campeonato. “Chegamos na nossa casa podendo ser campeões. Estava na nossa mão, mas não conseguimos. Contra o Botafogo, tivemos tudo. Até eles chutarem a primeira vez, nós já tínhamos criado quatro chances. Mas, após o escanteio que resultou no gol deles, e as nossas chances na trave, o jogo acabou com a expulsão.”
Planejamento para 2025
Com contrato até o final de 2025, Abel Ferreira segue no comando do Palmeiras e já está participando do planejamento da próxima temporada. O elenco entrará em férias e se reapresentará no dia 6 de janeiro.