A Premier League, instaurada desde 1992, conta com uma lista de peso de treinadores campões. Sir Alex Ferguson e sua dinastia no Manchester United é o líder em taças, seguido por Pep Guardiola e o pódio fecha com um empate, ambos tricampeões, José Mourinho e Arsene Wenger. O comandante português, conhecido por suas polêmicas, não perder a oportunidade de provocar o espanhol do Manchester City.
Recentemente, em entrevista, Pep Guardiola falou sobre seu histórico de títulos na Premier League, que é duas vezes maior que o de Mourinho. Com seis títulos, o espanhol passa por momento de oscilação no Manchester City e adotou um tom mais ácido nas últimas semanas. Após a primeira provocação, o português não deixou barato e respondeu na mesma moeda.
Mourinho x Guardiola: uma rivalidade antiga
O treinador do Fenerbahçe citou o chamado “julgamento do século”, que irá analisar mais de 150 denúncias do Manchester City por violações de regras da Premier League. “O Pep Guardiola disse uma coisa ontem… ele ganhou seis troféus e eu ganhei três, mas ganhei de forma justa e limpa. Não quero vencer lidando com 150 processos. Se eu perdi, quero parabenizar meu oponente”, comentou Mourinho.
A reação do português veio da fala anterior de Guardiola, como foi citada anteriormente. Na ocasião, o espanhol usou o adversário com parâmetro de comparação, mas se vangloriou da sua vantagem de títulos. “No fim das contas, talvez eu seja uma pessoa similar a José (Mourinho), mas ele ganhou três, eu ganhei seis”, afirmou o técnico do City.
Pep Guardiola e José Mourinho alimentam uma rivalidade antiga, que teve seu momento mais acirrado quando o espanhol comandava o Barcelona e o português o Real Madrid. Porém, os dois se encontraram em outras fases também e acumulam 25 duelos diretos. O técnico do City venceu 12 vezes, o treinador do Fenerbahçe tem sete vitórias e seis jogos terminaram empatados.