O Brasileirão 2024 chega à sua última semana com emoções à flor da pele. Enquanto Botafogo e Palmeiras duelam pelo título, seis times brigam por vagas nas fases preliminares da CONMEBOL Libertadores, e outros lutam para escapar do rebaixamento. Com duas rodadas restantes, os cenários ainda estão em aberto, e decisões podem ocorrer já na quarta-feira (4).
A corrida pelo título do Brasileirão
Após as derrotas de Internacional e Fortaleza no último domingo (1º), a disputa pelo troféu nacional ficou restrita a Botafogo e Palmeiras. O Glorioso lidera com 73 pontos, três à frente do Verdão, que busca o tricampeonato consecutivo.
View this post on Instagram
Para o Botafogo levantar a taça nesta quarta-feira, são necessários dois cenários:
- Vitória sobre o Internacional, no Beira-Rio, combinada a um empate ou derrota do Palmeiras contra o Cruzeiro, no Mineirão.
- Empate contra o Colorado, desde que o Palmeiras perca para o Cruzeiro.
Caso o campeão não seja definido no meio de semana, a decisão ficará para a última rodada. A emoção será intensa, com botafoguenses e palmeirenses enfrentando rivais de seus concorrentes diretos: o Glorioso recebe o São Paulo no Nilton Santos, e o Verdão encara o Fluminense no Allianz Parque.
Disputa pelas vagas na Libertadores
O G-8 do Brasileirão 2024 está confirmado, graças aos títulos do Botafogo na Libertadores e do Flamengo na Copa do Brasil. Seis clubes já têm vaga assegurada na fase de grupos: Botafogo, Palmeiras, Internacional, Fortaleza, Flamengo e São Paulo.
As duas vagas restantes para as fases preliminares estão em disputa. Atualmente, Bahia e Corinthians, empatados com 50 pontos, ocupam a 7ª e a 8ª posições. No entanto, Cruzeiro (49 pontos) e até Vitória (45), Grêmio e Vasco (ambos com 44), ainda têm chances matemáticas.
A próxima rodada será decisiva:
- Terça-feira (3): Corinthians e Bahia se enfrentam na Neo Química Arena.
- Quarta-feira (4): Vitória recebe o Grêmio no Barradão.
- Domingo (8): Grêmio e Corinthians duelam em Porto Alegre.
Drama na luta contra o rebaixamento
A batalha pela permanência na elite envolve seis equipes: Atlético-MG (44 pontos), Athletico-PR (42), Juventude (42), Fluminense (40), Criciúma (38) e Red Bull Bragantino (38). Duas delas se juntarão a Cuiabá e Atlético-GO, já rebaixados.
Há possibilidade de definição já na quarta-feira. Para isso, basta que Criciúma e Bragantino não vençam Flamengo e Athletico-PR, respectivamente, e que Fluminense e Juventude somem pontos contra Cuiabá e São Paulo.
Só restam 4 vagas na primeira divisão do Campeonato Brasileiro!
Vitória, Grêmio e Vasco se salvaram matematicamente do rebaixamento. O Atlético-MG tá muito perto disso e deve entrar na lista em breve.
Athletico-PR, Juventude, Fluminense, Criciúma e RB Bragantino ainda tentam… pic.twitter.com/fRiLB6k7YP
— Última Divisão (@ultimadivisao) December 2, 2024
LEIA MAIS: Fluminense chega à 36ª rodada com os mesmos 39 pontos de 2009